Requerimento 80/2017, de autoria do vereador Cris Moraes (PV). Solicita espaço no Grande Expediente, em data a ser aprazada, para homenagear o grupo de ambientalistas do Arroio Araçá.
Requerimento 82/2017, de autoria do vereador César Augusto (PRB). Solicita espaço no Grande Expediente, em data a ser aprazada, para homenagear a Associação Atlética Banco do Brasil Canoas – AABB Canoas, pela passagem dos seus 50 anos de fundação, a ser comemorado dia 19 de junho de 2017.
Requerimento 84/2017, de autoria do vereador Sargento Santana (PTB), subscrito pelo vereador Juares Hoy (PTB). Votos de profundo pesar pelo falecimento do policial militar Geferson Rosolen, ocorrido no dia 7 de junho.
INDICAÇÕES
Indicação 401/2017, de autoria do vereador Eric Douglas (PTB). Solicita à RGE Sul a troca do poste de iluminação que está caindo na rua Nossa Senhora Aparecida, em frente ao número 627, Bairro Harmonia.
Indicação 402/2017, de autoria do vereador Eric Douglas (PTB). Solicita à RGE Sul estudo de viabilidade técnica para ampliação da rede de energia elétrica na Rua Nossa Senhora Aparecida, em frente ao número 1482, Bairro Harmonia.
Indicação 403/2017, de autoria do vereador Eric Douglas (PTB). Solicita à RGE Sul a troca do poste de iluminação que está caindo na Rua Pirapó esquina com a Armando Fajardo, Bairro Igara.
Indicação 404/2017, de autoria do vereador Linck (PMDB). Solicita que a RGE Sul substitua, com urgência, o poste de luz localizado na Rua João Pessoa nº 111, Bairro São José.
Indicação 405/2017, de autoria do vereador Juares Hoy (PTB). Solicita que a à Oi Móvel S.A. realize estudo de viabilidade para instalação de cabo de entrada no condomínio SAN MORITEZ, que fica na Rua Zumiro Gomes da Silva nº 338, Bairro Olaria.
PRONUNCIAMENTOS
BOMBEIROS - O vereador Canhoto (SD) comentou visita realizada a Igrejinha juntamente com os vereadores que integram a comissão especial criada para viabilizar a reabertura da unidade do Corpo de Bombeiros do bairro Mathias Velho. Disse ter ficado impressionado com a organização dos bombeiros voluntários do município e salientou que chamou a atenção o fato de não existir o Samu na cidade, sendo o atendimento aos chamados realizado pelos próprios bombeiros. O parlamentar defendeu a implantação do sistema de bombeiros voluntários em Canoas e elogiou a agilidade no atendimento.
BOMBEIROS II - O vereador José Carlos Patricio (PSD), relator da comissão, também falou sobre a visita e destacou o clima de cumplicidade entre os bombeiros e a comunidade de Igrejinha. Segundo ele, a implantação do sistema, há 11 anos, foi motivada pelo mesmo problema enfrentado em Canoas: a falta de efetivo. Presidente da comissão, o vereador Sargento Santana (PTB) se manifestou a respeito do atendimento do Samu, observando que, apesar da ótima qualidade dos profissionais, o sistema sofre problemas de regulação. Defendeu que deve ser estudada em Canoas a possibilidade de desenvolver um novo sistema de atendimento de emergência pré-hospitalar.
EDUCAÇÃO - Marcus Vinícius Machado – Quinho (PDT) defendeu a importância da educação ambiental e citou projeto de lei do vereador Eric Douglas (PTB) que pretende incluir essa temática, com ênfase na conscientização para prevenção de alagamentos, no conteúdo programático das escolas de Canoas. Quinho relatou também visita à nova secretária municipal de Desenvolvimento Social, Luisa Camargo, para tratar dos problemas relacionados ao Abrigo Raio de Sol. Segundo ele, a administração já está encaminhando soluções, como o aluguel de dois novos imóveis para separação dos meninos e meninas e classificação por idade. O presidente da Câmara, Juares Hoy (PTB), criticou as condições em que a administração anterior deixou o Abrigo Raio de Sol. Juares também comentou a situação de políticos presos pela Operação Lava-Jato e criticou a postura de quem defende lideranças investigadas, citando o caso dos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff.
AMBIENTAL - O vereador Gilson Oliveira (PP) abordou a Semana do Meio Ambiente e falou sobre a solenidade de entrega do Selo Amigo do Reciclador, realizada na quarta-feira (7). O reconhecimento é feito anualmente às organizações de Canoas que implantam a coleta seletiva de resíduos e os encaminham corretamente para as cooperativas de recicladores contratadas pela Prefeitura. Gilson destacou que o município tem sido referencial na coleta e na reciclagem de resíduos e ressaltou a importância da participação da sociedade para atingir indicadores ainda melhores. O vereador Aloisio Bamberg (PCdoB) afirmou que o lixo é matéria-prima e lembrou de sua atuação de muitos anos na área ambiental.
Usar teclado para navegar,
com
Ctrl + nº da tecla