menu
Quarta-feira, 7 de junho de 2023
Notícias

Prêmio Líder Comunitário 2023 é entregue pelo Legislativo


Data: 4 de maio de 2023
Crédito: Felipe Figueiró / Assessoria CMC
Fotos: Mariane Silva / Divulgação CMC

A Câmara Municipal de Canoas realizou, nesta quinta-feira, 4, a entrega do Prêmio Líder Comunitário 2023. Foram homenageadas doze personalidades que se destacaram pelo trabalho realizado nos bairros da cidade.

A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Cris Moraes (PV), que parabenizou os líderes comunitários pelo trabalho realizado, apesar das dificuldades enfrentadas. "Se Canoas ruma para um futuro próspero, de conquistas, tenham certeza que isso passa pela mão de todas e todos que estão aqui,", afirmou. 

Representantes de doze das treze bancadas que integram o Legislativo canoense apresentaram a trajetória e destacaram a atuação dos homenageados. Fizeram uso da tribuna os vereadores: Aloisio Bamberg (Progressistas), Maria Eunice (PT), Eric Douglas (PTB), Cris Moraes (PV), Pastor Duarte (Republicanos), Cesar Paulo Mossini (MDB), Gilson Oliveira (Avante), Adriano Agitasamba (PL), Emilio Neto (PT), representando o vereador Dr. Laércio (Podemos), Leandrinho (PSD) e Abmael Almeida (Solidariedade). Os parlamentares ressaltaram que a atuação do líder comunitário ocorre onde, muitas vezes, o poder público não consegue chegar.

Em nome dos homenageados, o pastor João Flávio Veleda da Silva Júnior agradeceu o reconhecimento prestado pelos vereadores e salientou a importância da valorização do trabalho dos líderes comunitários. "São pessoas que dedicam as suas vidas e, muitas vezes, não são reconhecidas. Compartilham parte de suas vidas com aquilo que acreditam", ponderou.

A premiação acontece anualmente em alusão ao Dia do Líder Comunitário, comemorado em 5 de maio, data criada por meio de projeto de lei do vereador Dario da Silveira. A instituição do prêmio é iniciativa do vereador Ivo Fiorotti (PT). O nome presta uma homenagem a Clésio Aires de Oliveira, um dos fundadores e primeiro presidente da União das Associações de Moradores de Canoas (UAMCA).

Os homenageados de 2023

Paulo Roberto de Andrade Koch – indicado pela bancada do PSD: O conhecido Paulão, é um líder comunitário exemplar, sempre disposto a ajudar os outros, seja oferecendo um ombro amigo ou lutando por melhores condições para sua comunidade. Sua atuação é notável, pois ele é um líder que trabalha de forma incansável para garantir que as demandas da cidade sejam atendidas.

Ivone Araci Droescher – indicada pela bancada do PDT: Moradora do bairro Igara, Dona Ivone, como é conhecida, destaca-se pelo trabalho realizado junto ao Fraterno Auxílio Cristão (FAC), na Paróquia São Cristóvão. Presta serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para idosos e ajudou, durante anos, mães de família, promovendo cursos para complementação de renda, como crochê, tricô, pintura em tecido, artesanato, manicure e pedicure. Além disso, distribui lanches diários e roupas para moradores de rua.

Laurem Cunha ­– indicada pela bancada do PDT: Mulher Pedetista, ativista da AMT - Ação das Mulheres Trabalhistas, Laurem Cunha, como é conhecida, sempre foi atuante na causa feminina nesse município, especialmente em seu bairro, Harmonia, porém, mesmo com   todo trabalho que desenvolve nessa área, o qual lhe exige tempo e dedicação, após ser mãe de um filho atípico, o Gui, passou a atuar também na Inclusão, principalmente no que diz respeito ao TEA - Transtorno do Espectro Autista. Referência no entorno de onde reside, merece sem dúvida alguma o Prêmio de Líder Comunitária.

Arolino Souza da Gama – indicado pela bancada do PT: Arolino Souza Da Gama, 67 anos, natural de Camaquã, morador do Bairro Harmonia, na José Veríssimo, Vila Cerne há 48 anos. Casado com a Constância Leoni Gama desde 1977, o casal tem dois filhos Edson e Celso e 03 netos. Trabalhou na Massey durante 4 anos – 83 a 87 e eleito na comissão de fábrica de Massey em 1985, tão logo encerrada a sua estabilidade foi demitido como represália pela sua militância sindical. Em 1988 foi candidato a vereador pelo Partido dos Trabalhadores, obtendo 350 votos. Atuou na sua militância comunitária como conselheiro do Orçamento Participativo no Governo Olívio e da mesma forma no Governo Municipal do PT, no período de 2009 a 2016. Trabalhou no sindicato dos metalúrgicos durante 8 anos como vigilante. Acreditando no associativismo como forma de gerar renda, foi Presidente da Cooperativa de Construção e Limpeza – CONSTRULIMPA – durante 03 anos.

Pedro Roberto Ferreira Almeida – indicado pela bancada do PODEMOS: Pedro nasceu em 28 de junho de 1955 e mora no bairro Harmonia em Canoas, Rio Grande do Sul. Ao longo de sua vida, ele tem sido um modelo de altruísmo e serviço comunitário. Pedro é uma pessoa que se preocupa com o bem-estar dos outros e está sempre disposto a ajudar. Um dos principais focos de Pedro é a saúde. Ele acredita que a informação é uma ferramenta poderosa para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Por isso, ele se dedica a espalhar informações sobre saúde em sua comunidade. Ele organiza palestras, workshops e distribui panfletos sobre temas como alimentação saudável, prevenção de doenças e bem-estar mental.

Juliana Santos – indicada pela bancada do PV: Juliana Alves Dos Santos é uma Líder Comunitária que se destaca pela sua atuação no projeto Anjos do Parque. Este projeto tem como objetivo auxiliar animais de rua no Parque Universitário, que muitas vezes são negligenciados pela sociedade. A Ju, como é conhecida, é uma protetora abnegada, que faz muitos pelos animais e atua de forma incansável na proteção, direito e bem-estar animal. A importância de sua atuação na proteção animal não pode ser subestimada. Em um mundo onde muitos animais são maltratados, abandonados e negligenciados, a atuação de líderes comunitários como Juliana é essencial para trazer mudanças significativas na vida desses seres sencientes.

Jefferson Luis Vaqueiro Marques – indicado pela bancada do PL: Jefferson Luis Vaqueiro Marques nascido em Porto Alegre, aos oito anos de idade veio para Canoas junto com sua família onde mora até hoje. O futebol sempre foi sua paixão. Como atleta, jogou nas categorias de base da Escolinha Olímpica que fazia no campo do Veronese. Após passou pelo Sport Clube Internacional onde iniciou sua trajetória no futsal, competindo no Brasil e fora também, como no Chile e Argentina. Sua base sempre foi o bairro Rio Branco, que o viu crescer e cujo crescimento também acompanhou. Algo que sempre o chamou atenção foi a quantidade de crianças nas ruas fora do horário escolar e foi isso que o motivou a juntar a gurizada em frente à Praça da Igreja Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Foi ali que começou a dar início a um sonho, dar aulas de futsal a crianças e adolescentes, de forma voluntária. Pelo fato do local ser ao ar livre, os treinos passaram a ser no Ginásio do Vicente, na Rua Boa Saúde, onde atualmente atende mais de 150 crianças do bairro, que treinam três vezes por semana aprendem o básico do futsal, disputam amistosos, jogam torneios, participam de passeios em outras cidades para assistir partidas amistosas e também conhecer grandes equipes do esporte.

José Valdir Padoan – indicado pela bancada do SOLIDARIEDADE: José Valdir Padoan é um líder comunitário de reconhecida expressão em nosso município de Canoas. Padoan, como é carinhosamente chamado, nasceu no dia 04/07/1955, na cidade de Seberi, interior do Estado do RS. Casado a 42 anos com Ivanira da Rosa Padoan, pai de Aquino e Meg Rosa Padoan, avô de Antony (1 a 11 meses), Enrico e Davi (4 meses). Residente no município de Canoas a quarentena e seis anos, é empresário no ramo de coleta de óleo vegetal saturado, cooperando com a preservação do meio ambiente, líder cristão, sendo evangelista da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, tendo liderado congregações em bairros do município, realizando trabalho social e alimentando pessoas com necessidades e moradores em situação de rua.

Luiz Francisco Rosa Scheren – indicado pela bancada do AVANTE: Luiz Francisco Rosa Scheren (conhecido como Sassá), 63 anos, natural da cidade de Rio Pardo RS, esposo de Maria Sueli da Silva Scheren com a qual tem 3 filhos e 4 netos. Atualmente atua como Patrão do CTG RAÍZES DA TRADIÇÃO, entidade tradicionalista localizada no Bairro Harmonia Filho de agricultores, nasceu em 15 de maio de 1959 na Estância da Boa Vista no município de Rio Pardo, se criou no meio da vida do campo e da pecuária. Seus pais eram funcionários desta estância do município. Primeiro filho da família, sempre teve a vida marcada pelo trabalho e a vida no interior. Quando estudante, frequentou as escolas rurais, conhecidas “Brizoletas”, até que com 12 anos se mudou para São Jerônimo para estudar em uma escola maior e garantir melhor acesso.

Paulo Enrique Soares de Freitas – indicado pela bancada do MDB: Nascido na cidade de Canoas, estado do Rio Grande do Sul, no dia 20 de abril de 1968, Filho de José Hélio de Freitas e Maria Luíza Soares de Freitas, é o segundo filho de um total de 7 irmãos, sendo quatro homens e três mulheres. Estudou em escolas do bairro Mathias Velho, são elas: Escola Municipal Rio de Janeiro, Escola Afonso Chalier e Escola Estadual de Ensino Médio Bento Gonçalves, sempre dedicado aos estudos, pois ouvia dos pais que o seu futuro dependia do seu empenho na escola. Lembra com carinho dos ensinamentos de seus professores/professoras que abriram portas para o seu futuro profissional.

Danieli de Oliveira Alves – indicada pela bancada do Republicanos: Danieli de Oliveira Alves nascida em 06 de agosto de 1982, natural de Porto Alegre (RS), formada em Administração pela Universidade Luterana do Brasil no ano de 2008, divorciada, mãe, cristã, empreendedora, Danieli de Oliveira Alves vem de uma família que a mais de cinquenta anos tem contribuído para o crescimento do seu bairro, tendo seu avô, Waldomiro sido co-fundador da Associação de Moradores do Bairro Rio Branco e seu tio, Celso Gaspar de Oliveira; também eleito Presidente da Associação dos Moradores do Bairro em 1995.

Maria Catarina Alves da Silva – indicada pela bancada do Progressistas: A necessidade de liderança surge mediante as demandas da localidade, papel que é naturalmente desempenhado pela Senhora Maria Catarina Alves da Silva que possuem um caráter motivador de trabalho, reconhecida, querida e um exemplo a ser seguida. Nascida em Giruá no dia 09 de junho de 1960, Dona Maria Catarina é mãe de Cíntia, Letícia, Alexsandro, Elisangela e Anderson e avó de Maria Eduarda, Kauã, Victória e Rhavier. Dona Maria Catarina vive em Canoas há mais de 40 anos, moradora do Loteamento da Contel, desde sua fundação, acompanhou e ajudou na evolução do Loteamento da Contel. Com sua gana e vontade de ver o bem das pessoas da Contel, Dona Maria Catarina mobiliza toda comunidade para solucionar os problemas que estão dentro de seu alcance e também se torna uma fiscalizadora e intermediária entre a comunidade e o poder público para resolução de problemas como ruas esburacadas e falta de medicamentos em unidades de saúde, entre outras demandas.

 




topo