loader
Sessão Representativa – Janeiro, 2020.

Sessão Representativa – Janeiro, 2020.

15/01/2020

Primeira reunião representativa da Câmara em 2020, foi realizada na tarde de terça, 14.

PRESIDENTE – Os vereadores parabenizaram o novo presidente, José Carlos Patricio - PSD e desejaram que o ano de 2020 seja de sucesso e abençoado. Também ressaltaram a larga experiência e capacidade de construção, e que conduzirá a casa com maestria.

O presidente Patricio se referiu a casa legislativa, como o poder mais legítimo dos poderes constituídos que emana do povo. E que precisa da ajuda e compreensão do colegiado para o mandato de 2020.

 

Farmácia São João - Os trabalhadores da farmácia estiveram presentes, convidando os vereadores para a inauguração de mais uma filial, no bairro Mathias Velho.

Pluraridade Política - O vereador Emílio Neto - PT, ressaltou a pluraridade política, diversidade de idéias e caminhadas, o qual prova que quando a verdade é respeitada, se torna realidade. Que é um ano eleitoral, com muitas dificuldades e atrito, mas que precisa do respeito e união de todos.    

 

Segurança Pública - O vereador Cristiano do PV, tomou posição em ser resistente ao Governo Estadual. Defendeu a segurança pública falou sobre a perda salarial sofrida pelos servidores da segurança, em especial o IGP, que têm defazagem em torno de 1000 servidores. E também outros segmentos públicos, que estão sendo deixados de lado pelo Governo do Estado. O Vereador relatou que o IGP também tem grande importância no setor ambiental. ” Qualquer crime que envolva o meio ambiente, assim como aconteceu no Rio dos Sinos, com a mortandade de peixes, precisa deste orgão para periciar e investigar o seu responsável”. Foi o IGP, que identificou a empresa que causou a contaminação do Rio, através da investigação e perícia do local. O IGP é um importante e indispensável aliado da justiça para solução de muitos crimes, seja qual for o setor.

 

Carteirinha para os autistas - O vereador Alexandre Gonçalves falou com satisfação da lei 13977, ”Lei Romeo Mion”, sancionada pelo Presidente da República, que cria a carteirinha para a pessoa autista. O vereador já está se reunindo com o Prefeito Luiz Carlos Busato, para que o Executivo consiga o mais breve possível, colocar em andamento esta carteira, trazendo muitos benefícios para todos os autistas da cidade de Canoas. O Vereador já havia apresentado na Casa, um Projeto de Lei mais abrangente para as pessoas com deficiência, que posteriormente foi retirado em vista deste projeto do Governo Federal.

 

Reunião Replublicanos - O vereador Cezar Augusto Ribas Moreira relatou que foi feito um pedido pelo presidente do Partido Republicano, de que encaminhasse o registro de uma importante reunião do partido sobre deliberações da Estadual, para que o partido tenha candidato a majoritária nas próximas eleições Municipais. Mas que também estão abertos a conversas com outros partidos.

O partido Republicano está fazendo debates para encontrar nomes para concorrer nas grandes cidades, e que Canoas é uma importante cidade, por ser a terceira do Estado. Nos próximos meses trabalharão na busca de nomes para a majoritária.