loader
Saúde da população negra é tema de Grande Expediente

Saúde da população negra é tema de Grande Expediente

A implantação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) em Canoas foi tema de Grande Expediente realizado na terça-feira, 10. Embora exista desde 2009, o teor do documento ainda permanece desconhecido por parte dos trabalhadores da saúde, segundo a coordenadora da Política de Saúde da População Negra de Canoas, Rita Limas. O município inicia um processo de educação continuada voltada aos profissionais que atendem na rede pública, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem. 

A inclusão dos temas racismo e saúde da população negra nos processos de formação e educação permanente dos trabalhadores da saúde e no exercício do controle social na saúde é uma das diretrizes da PNSIPN, criada pelo Ministério da Saúde em resposta às desigualdades em saúde que acometem essa população. "Dentro dessa política temos o enfrentamento para combater o racismo institucional nas repartições públicas", avaliou Rita. Em linhas gerais, a PNSIPN busca promover a saúde integral da população negra, reduzindo as desigualdades étnico-raciais e combatendo o racismo e a discriminação nas instituições e serviços do SUS.

Representando a Diretoria da Igualdade Racial e Imigrantes, Sirlândia Gehller defendeu a importância da criação do Conselho Municipal da Igualdade Racial, o que abriria a possibilidade de Canoas receber recursos federais. Ela informou que a proposta já foi encaminhada ao Gabinete do Prefeito e deverá ser enviada, posteriormente, para apreciação da Câmara.

O Grande Expediente foi proposto pelo vereador Alexandre Gonçalves (Cidadania), que lembrou, em sua fala, do Estatuto da Igualdade Racial, em vigor desde 2010. "Ainda temos muito a evoluir e a evolução passa pelo conhecimento", afirmou. O parlamentar sugeriu criação de uma comissão especial no âmbito do Legislativo canoense para acompanhar as políticas destinadas aos povos de matriz africana. O espaço contou com a presença de membros do Monerg Canoas.

Texto: Assessoria de Imprensa