loader
Sistema de registro online de situações de violências nas escolas é apresentado em Grande Expediente

Sistema de registro online de situações de violências nas escolas é apresentado em Grande Expediente

A Comissão de Direitos Humanos, da Criança, do Adolescente, do Jovem, do Idoso e de Segurança (CDHCAJISP), da Câmara Municipal de Canoas, realizou nesta terça-feira, 10, Grande Expediente sobre o projeto ROVE (Registro Online de Situações de Violências nas Escolas). A iniciativa teve sua implantação iniciada em 2011 na rede pública de ensino.

Presidente da CDHCAJISP, o vereador Sargento Santana (PTB) solicitou o espaço para a apresentação da ferramenta, que já havia sido discutida no âmbito da comissão, aos demais parlamentares e à comunidade. Em conformidade com a Lei Municipal nº 5505/2010, o ROVE visa subsidiar as políticas de prevenção a partir do registro eletrônico e do acompanhamento das ocorrências que possam representar a violência no e para o ambiente escolar. O registro é preenchido por um servidor autorizado de cada escola da rede municipal de ensino. As situações relatadas são monitoradas pela Guarda Municipal, que poderá encaminhá-las, dependendo da gravidade, às secretarias e órgãos competentes.

O secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania, Alberto Rocha, explicou que a ferramenta se tornou uma importante aliada no diagnóstico dos tipos de violência e na organização das ações de prevenção. "O objetivo do ROVE é mapear as situações de violência e subsidiar os gestores da Secretaria de Segurança. Temos que saber que escolas necessitam mais da presença da Guarda Municipal", explicou. Segundo o guarda municipal Paulo Ricardo Gonzaga, 22 das 44 escolas de ensino fundamental preenchem os dados do sistema atualmente. "Isso nos dá um desenho da situação de violência que ocorre na escola, no seu entorno ou que envolve a comunidade escolar", salientou.

O diretor da Guarda Municipal, Eduardo Matos Borges, destacou a atuação do órgão junto à comunidade escolar, por meio das rondas e de apresentações lúdicas, como o Recreio Animado e o Teatro de Fantoches. "A Guarda Municipal faz um trabalho incansável junto à comunidade escolar, à equipe diretiva e aos alunos da rede municipal", afirmou.

 

Texto: Assessoria de Imprensa 

Foto: Aline Cruz/CMC