loader
Projeto Fábrica de Sonhos recebe homenagem

Projeto Fábrica de Sonhos recebe homenagem

O projeto sociocultural Fábrica de Sonhos, que oferece aulas de violino como meio de inclusão social e formação profissional a crianças e adolescentes, foi homenageado na sessão da última quinta-feira (21/11). O Grande Expediente, proposto pelo vereador Marcio Freitas (PDT), recebeu participantes da Orquestra de Violinos, integrada por jovens de 12 a 16 anos de idade.

As atividades, que tiveram início em abril de 2019, ocorrem em Porto Alegre, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, parceiro do projeto. "O objetivo é oportunizar a adolescentes de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade o acesso à fruição artística", afirmou a coordenadora do Fábrica de Sonhos, Adriana Paz. Segundo ela, a iniciativa não tem patrocinadores no momento, apenas alguns apoiadores. Para ampliar o número de adolescentes atendidos, o projeto divulga seu programa de apadrinhamento, o Adote um Aluno. Metade dos jovens atendidos mora em cidades da região metropolitana.

O vereador Marcio Freitas, em sua manifestação, destacou a dedicação dos profissionais envolvidos no trabalho. "O projeto transforma sonhos em realidade. É importante ver o quanto a arte pode mudar a vida de nossas crianças", enfatizou.

O Grande Expediente também contou com o depoimento de um representante dos alunos. Ruan Fagundes dos Santos, 14 anos, falou do primeiro contato com um violino, aos 9 anos de idade, quando passou a frequentar aulas gratuitas de música na comunidade em que mora, no bairro Mário Quintana, na Capital. Depois de três meses, porém, a professora precisou se ausentar, o que levou à interrupção das aulas. Com o objetivo de comprar um violino, o menino fez uma rifa, vendeu bombons e, depois de uma contribuição da igreja que frequentava, conseguiu o valor necessário. "Mas eu ainda não tinha aonde tocar e nem professor", lembrou. Foi quando o Fábrica de Sonhos acolheu Ruan. "Eu agradeço o Fábrica dos Sonhos porque está sendo um sonho realizado pra mim”, contou.

 

Texto: Assessoria de Imprensa

Foto: Carina Jung/CMC