loader
Novembro Azul é tema de Grande Expediente

Novembro Azul é tema de Grande Expediente

A sessão da última quinta-feira (21/11) contou com a presença do médico urologista Luciano Zuffo, presidente da Associação Médica de Canoas (Somedica), que fez uma explanação sobre a campanha Novembro Azul, atividade dedicada à conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata. Esse é o tipo de tumor mais frequente entre os homens com mais de 50 anos, atrás apenas para o câncer de pele.

Zuffo enfatizou que a campanha é uma oportunidade de abordar a saúde do homem de forma mais abrangente. “Vários estudos mostram que o homem entra no ambiente de saúde pública ou privada já com a doença instalada, não para prevenir”, afirmou. Salientou também que certas doenças em estágios mais avançados, além de não terem mais chance de cura, envolvem custos mais altos para o sistema de saúde.

No caso do câncer de próstata, o médico frisou que a fase inicial da doença é assintomática, por isso a importância da prevenção, que envolve a realização de exames periódicos. De acordo com os dados apresentados, o Brasil deve registrar 85 mil novos casos de câncer de próstata diagnosticados em 2019. No Rio Grande do Sul, o número deve ficar em torno de 6,5 mil, com aumento de 20% na taxa de mortalidade.

O Grande Expediente sobre a campanha Novembro Azul foi proposto pelo vereador Marcus Vinicius Machado - Quinho (PDT). O parlamentar ressaltou que a ideia é chamar atenção para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para que o câncer de próstata não se torne fatal.