loader
Câmara homenageia alunos canoenses pela conquista do 2º lugar em mostra científica no Peru

Câmara homenageia alunos canoenses pela conquista do 2º lugar em mostra científica no Peru

Com o tema "Controle da Informação na Era das Fake News", alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Sete de Setembro conquistaram o segundo lugar geral na 12ª Mostra Científica Latino Americana (MCL), que aconteceu na cidade de Trujillo, no Peru. Na sessão desta terça-feira (8/10), um Grande Expediente realizado na Câmara Municipal prestou homenagem ao grupo, que já se prepara para representar Canoas e o Brasil na Infomatrix, uma das maiores feiras de ciências, que ocorre no México, em março de 2020.

O espaço, proposto pelo vereador José Carlos Patricio (PSD), elogiou o desempenho dos alunos, que contaram com o apoio de toda a comunidade escolar no desenvolvimento do projeto. A iniciativa se destacou entre mais de 80 trabalhos de sete países da América Latina ao abordar o tema das fake news. A pesquisa de campo teve o objetivo de identificar quais notícias falsas os estudantes mais acreditam e em quais meios sociais eles mais acessam esse conteúdo. "Sentimos muito orgulho do resultado que vocês alcançaram. Vocês são referência para uma rede municipal de mais de 30 mil alunos e orgulho para a cidade", enfatizou Patricio.

Fazem parte do grupo os alunos Beatriz Ritzel Dutra, Juan Carlos Messa Rodrigues, Thuanni Silveira, Saimon dos Santos Carvalho e Victor Hugo da Silva Rocha. O professor de história e orientador do projeto, Alysson Bentlin, explicou que a iniciativa faz parte de uma prática pedagógica coletiva, que envolve todos os professores, alunos e corpo administrativo e diretivo da escola. "Estamos construindo uma perspectiva pedagógica baseada na pesquisa científica como método educativo de ensino e aprendizado. Essa janela nos mostrou um novo mundo, o mundo da produção de conhecimento e do lugar da escola como catalisador dessas energias”, salientou.

A diretora da Sete de Setembro, Tatiana Valente, agradeceu o apoio da Prefeitura e da comunidade que ajudou a arrecadar os recursos necessários para a viagem do grupo ao Peru. "Ficamos a um ponto de diferença do primeiro colocado. Isso nos fez pensar que podemos sonhar e que somos capazes, basta o empenho do coletivo", afirmou. O Grande Expediente também contou com a presença da secretária municipal da Educação, Neka Freitas, que manifestou a importância do reconhecimento do Legislativo aos alunos e à comunidade escolar da Sete de Setembro. 

 

Foto: Aline Cruz/CMC