loader
Prêmio João Palma da Silva é entregue em sessão alusiva à Semana Farroupilha

Prêmio João Palma da Silva é entregue em sessão alusiva à Semana Farroupilha

A Câmara Municipal de Canoas realizou, na noite desta terça-feira (17/9), sessão alusiva à Semana Farroupilha, no Parque Eduardo Gomes. Na ocasião, houve a entrega do Prêmio Tradicionalista João Palma da Silva. O homenageado desta edição foi o coordenador da 12ª Região Tradicionalista, Fabiano Vencato.

Nascido em Porto Alegre, Vencato participa do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) desde 1992, tendo iniciado suas atividades como integrante de invernadas artísticas. Sócio fundador do Centro de Pesquisa da Cultura Gerciliano Alves de Oliveira, onde também foi patrão. Ocupou ainda os cargos de diretor do Departamento Jovem e diretor artístico da 12ª RT, diretor cultural do CTG Tropeiros da Amizade e diretor cultural do GAG Piazitos do Sul. Desde 2017, exerce a função de coordenador da 12ª RT.

O prêmio foi entregue pelo presidente da Câmara, vereador Cezar Mossini (MDB). "Como coordenador da 12ª Região e tradicionalista há mais 26 anos é uma honra estar recebendo esse prêmio, que representa o trabalho e esforço de muitos tradicionalistas. É um trabalho realizado a várias mãos", afirmou o homenageado.

O presidente saudou os tradicionalistas e parabenizou o governo municipal pela organização da Semana Farroupilha. "Os vereadores de Canoas admiram esses homens e mulheres que fazem tradicionalismo o ano todo", declarou Mossini. A vereadora Maria Eunice (PT) exaltou, em sua fala, a importância das mulheres na história do Rio Grande do Sul e no movimento tradicionalista: "A mulher gaúcha foi fundamental na construção da república rio-grandense, sempre garantindo a nossa identidade e cultura". O vereador Juares Hoy (PTB) também se manifestou em nome do Legislativo. "O povo gaúcho nos enche de orgulho em suas tradições", ressaltou.

As obras de melhoria na estrutura do Parque Eduardo Gomes foram destacadas pelo prefeito Luiz Carlos Busato. A Prefeitura irá lançar o edital de licitação para a cobertura da cancha de tiro de laço, um investimento de R$ 7,5 milhões. A obra, segundo ele, deverá estar pronta no próximo ano. Já está em andamento a construção do Centro de Eventos. Os recursos para a obra, na ordem de R$ 1,5 milhão, são fruto de emenda parlamentar destinada por Busato no período em que era deputado federal.

A homenagem também foi acompanhada pelo vice-presidente do MTG, Carlos Moser, pelo representante da Ala 3, major Eric Luiz Pereira Ribeiro, e pelo deputado estadual Dirceu Franciscon, além de secretários municipais e representantes de entidades. A sessão contou com a apresentação da cantora Fernanda Eifler e com a participação de Marcelo da Rosa e Gabriel Pavani, que fizeram uma demonstração de uma das danças tradicionais gaúchas, a chula.

A premiação

Instituído pela lei 4305, de 19 de outubro de 1998, o Prêmio João Palma da Silva é conferido a personalidades do âmbito regional ou estadual que atuem ou tenham atuado como poeta, compositor, músico ou em outra atividade na defesa, divulgação ou culto da tradição rio-grandense. A entrega acontece, anualmente, durante os festejos da Semana Farroupilha de Canoas.