loader
Secretário de Saúde apresenta ações da pasta

Secretário de Saúde apresenta ações da pasta

O secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, participou da sessão ordinária desta terça-feira (3/9) para prestar esclarecimentos sobre a situação da UPA Niterói. Desde o anúncio de mudanças no perfil da unidade, existe entre os moradores a preocupação com uma possível desativação do serviço de urgência e emergência.

Deve ocorrer a mudança de conceito do atendimento realizado no local, que passará a ser uma Clínica de Saúde da Família. Casos de emergência e urgência seguirão sendo atendidos. O secretário enfatizou que a ideia é reorganizar os serviços existentes na cidade para facilitar o acesso da população e ampliar a atenção primária. ”Urgências e emergências têm que acontecer em todas as unidades do município”, acrescentou.

A região que abrange o bairro Niterói concentra 14% da população de Canoas. Segundo o secretário de Saúde, embora não seja a região mais populosa, é uma das que apresentam maior quantidade de população adulta e idosa. Ritter apresentou ainda um cronograma de obras que buscam adequar as instalações físicas para receber a ampliação dos serviços oferecidos pelo município.

O requerimento solicitando a presença do secretário foi apresentado pelo líder do PT, vereador Ivo Fiorotti, por sugestão do vereador Paulo Ritter, seu colega de bancada. Segundo Paulo Ritter, a ideia foi proporcionar espaço para que o secretário explicasse as mudanças na UPA Niterói, situação que tem mobilizado a comunidade. "Existe uma preocupação quanto ao destino da UPA. O que interessa não é o nome, mas que o bairro tenha o suporte de atendimento de urgência e emergência", analisou.

 

Foto: Aline Cruz/CMC