loader
Workshop debate prevenção e combate à violência contra crianças e adolescentes

Workshop debate prevenção e combate à violência contra crianças e adolescentes

A preocupação com os casos de violência contra crianças e adolescentes reuniu, na tarde desta quarta-feira, 3, no Ginásio da EMEF Thiago Würth, no bairro Mathias Velho, representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário, professores, diretores, funcionários de escola, conselheiros tutelares, estudantes e profissionais ligados ao tema. Promovido pela Câmara Municipal, por meio da Escola do Legislativo Dr. Marcos Ronchetti, e pela Prefeitura de Canoas, o 1º Workshop de Combate e Prevenção à Violência contra Crianças e Adolescentes buscou aproximar os diferentes atores envolvidos no atendimento às vítimas e articular o trabalho das instituições.

O presidente da Câmara, vereador Cezar Mossini (MDB), um dos idealizadores do evento, que contou com cerca de 600 participantes, afirmou que o intuito é unir autoridades e representantes de diversos segmentos em torno de uma campanha em prol das crianças e adolescentes para prevenir casos de violência e diminuir o sofrimento daqueles que buscam atendimento. “As crianças e adolescentes são o bem mais precioso de nossa sociedade”, enfatizou. A ideia central é construir um fluxo que torne mais efetivo o trabalho de prevenção e combate à violência contra crianças e adolescentes.

A prefeita em exercício, Gisele Uequed, participou da abertura do evento e salientou que o tema da prevenção e combate à violência contra as crianças e jovens é trabalhado em todas as secretarias de governo. Ao citar avanços registrados no município, destacou o desafio de possibilitar que esse público tenha voz e a importância do papel dos professores e diretores de escolas nesse processo.

O evento contou com os seguintes expositores: Pablo Queiroz, delegado da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente; Renata Pinto, promotora de Justiça; Patrícia Pereira Krebs Tonet, juíza titular da 2ª Vara Criminal de Canoas; Fabrício Schneider, responsável jurídico da 27ª Coordenadoria Regional de Educação; Neka Escobar, secretária municipal de Educação; Silvana Couto Medeiros, psicóloga, e Michelli Ozanai médica, do Centro de Referência no Atendimento Infantojuvenil (CRAI); major Luciano Brum Wislocki, subcomandante do 15º BPM; Marta Xavier Martins, conselheira tutelar.

 

Fotos: Aline Cruz/CMC