loader
Câmara homenageia centenário da Paróquia São Luís Gonzaga

Câmara homenageia centenário da Paróquia São Luís Gonzaga

A Paróquia São Luís Gonzaga está completando 100 anos de história. Para marcar a data, a Câmara Municipal de Canoas realizou, nesta terça-feira, 28, uma homenagem durante Grande Expediente proposto pelos vereadores Betinho (PTB) e Dario da Silveira (PDT).

Em suas falas, os proponentes da homenagem exaltaram a importância da Paróquia São Luís Gonzaga para a sociedade canoense. "Comemorar o centenário da nossa igreja matriz é uma alegria para todos os canoenses", enfatizou Betinho. O vereador Dario lembrou que a Paróquia é anterior à criação do município de Canoas, que completa 80 anos no próximo mês. "Nesse caso é a história de Canoas que se confunde com a da Paróquia São Luís”, disse.

O historiador canoense Israel Boff apresentou um resgate histórico, traçando uma linha do tempo desde 1919, quando foi assinada, em 30 de maio, a provisão que elevava o curato à categoria de Paróquia São Luís Gonzaga. A construção da nova igreja matriz teve início em 1926. Cinco anos depois, em abril de 1931, houve a bênção da nova igreja e a primeira missa solene. As obras do novo prédio foram concluídas em 1942. Segundo Boff, existem registros históricos anteriores a 1919. Documentos datados de 1897 registram a doação do terreno por Olavo Ferreira e provisão que autorizava a construção de uma capela em homenagem a São Luís Gonzaga.

O Grande Expediente contou com a presença do monsenhor Darley José Kummer, do padre Cirineu Furlanetto, novo pároco da São Luís Gonzaga, e do diácono Flávio Antônio. Também esteve presente o deputado federal Nereu Crispim (PSL-RS), que apresentou emenda parlamentar no valor de R$ 350 mil para a reforma, já em andamento, do prédio da São Luís Gonzaga. A homenagem foi encerrada com a canção do centenário da Paróquia, executada pelo autor José Maschke da Silveira e pelo coautor Josuel Maschke da Silveira.