loader
Gerente da Refap esclarece fumaça intensa na refinaria

Gerente da Refap esclarece fumaça intensa na refinaria

O gerente de Segurança e Meio Ambiente da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), José Leandro de Lima, compareceu à Câmara Municipal de Canoas, na sessão da última quinta-feira, 23, para prestar esclarecimentos sobre duas situações envolvendo a emissão intensa de fumaça escura das chaminés da empresa. Os episódios foram registrados nos dias 5 e 13 de maio.

O objetivo do Grande Expediente, proposto pelo vereador Cris Moraes (PV), foi informar a comunidade, especialmente os moradores da região onde a refinaria está localizada. A situação deixou os moradores preocupados com possíveis riscos à saúde e segurança.

De acordo com o gerente da empresa, houve uma descontinuidade operacional no sistema de geração de vapor nas caldeiras e, consequentemente, não foi gerada energia suficiente para manter as plantas operando. Foi preciso, assim, efetuar a parada segura das plantas. Lima salientou que, apesar de assustar a população, o procedimento ocorreu dentro do esperado.

O gerente afirmou ainda que a refinaria comunicou os bombeiros e a defesa civil de Canoas e Esteio, além de lideranças comunitárias via redes sociais. O gerente reconheceu, porém, a necessidade de aperfeiçoar a comunicação com a população para evitar novos transtornos. O vereador Cris Moraes disse que a Câmara está à disposição para contribuir com o aperfeiçoamento da comunicação entre a empresa e a comunidade.

 

Foto: Aline Cruz/CMC