loader
Grande Expediente destaca os 85 anos do CREA-RS

Grande Expediente destaca os 85 anos do CREA-RS

Os 85 anos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul, CREA-RS, foram celebrados nesta quinta-feira, 23, durante Grande Expediente realizado pelo vereador Emilio Neto (PT). A entidade reúne mais de 70 mil profissionais, sendo 1,8 mil em Canoas, e conta com 44 inspetorias para fiscalizar o exercício profissional no Estado. 

Em sua fala, o vereador Emilio comentou o trabalho do CREA-RS ao longo destas oito décadas e meia de atuação. Ao parabenizar a entidade, destacou a importância dos profissionais para o desenvolvimento do país. "O CREA representa o que há de mais moderno no crescimento de qualquer cidade ou país que pretende ser referência em desenvolvimento. É uma entidade séria, correta, em defesa da sociedade e da categoria, comprometida com o desenvolvimento sustentável", enfatizou o parlamentar.

Conduzida pelo vereador Marcus Vinícius Machado, o Quinho (PDT), 1º vice-presidente da Câmara Municipal, a mesa do Grande Expediente contou com a presença da 1ª vice-presidente no exercício da presidência do CREA-RS, Eng. Civil e de Segurança do Trabalho Alice Helena Coelho Scholl; do secretário municipal adjunto de Projetos Especiais, Francisco Horbe, representando o Executivo municipal; do inspetor- chefe de Canoas, Eng. Civil Monir Silva Saldanha.

Emilio fez a entrega do troféu Canoas a Alice Scholl e, após, houve uma homenagem ao Eng. Civil Ed de Araújo Barbosa, primeiro inspetor-chefe eleito em Canoas. A representante do CREA-RS falou sobre o papel de fiscalização do órgão e a preocupação em garantir que o exercício da profissão seja desempenhado por profissionais habilitados. "Temos a honra de dizer que fizemos parte de uma história importante para toda uma sociedade", declarou a engenheira.

O inspetor-chefe de Canoas aproveitou a ocasião para apresentar algumas das ações e os resultados da fiscalização da Inspetoria, que abrange os municípios de Canoas e Nova Santa Rita. "A nossa gestão vem se somar a todo trabalho que já tem sido feito pela Inspetoria de Canoas", afirmou Saldanha. O secretário adjunto de Projetos Especiais ressaltou a importância do serviço de fiscalização do CREA-RS para a segurança dos serviços técnicos prestados. Horbe destacou que "a gestão municipal está aberta à fiscalização e a parcerias".

O CREA-RS é entidade autárquica de fiscalização do exercício e das atividades profissionais, dotada de personalidade jurídica de direito público, constituindo serviço público federal, vinculada ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea. Atua na fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia, em seus níveis médio e superior.

O órgão abrange os profissionais da engenharia civil; geografia; agrimensura; engenharia elétrica e eletrônica, eletrotécnica; engenharia industrial, mecânica, têxtil, naval, aeronáutica e metalúrgica; agronomia; meteorologia; geologia; engenharia de minas; engenharia florestal; engenharia química; engenharia de segurança do trabalho; tecnólogos e os técnicos de nível médio.

 

Fotos: Aline Cruz/CMC