loader
Prenda mirim é homenageada

Prenda mirim é homenageada

A 12ª Região Tradicionalista teve uma representante vencedora na 49ª edição da Ciranda Cultural de Prendas. Yasmim dos Santos Ribas, integrante do CTG Mata Nativa, recebeu o título de 3ª Prenda Mirim do Rio Grande do Sul. Na sessão desta terça-feira, 21, a jovem foi homenageada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Cezar Mossini (MDB).

A Ciranda Cultural de Prendas, promovida pela Fundação Cultural Gaúcha - Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), ocorreu em Lajeado, entre os dias 17 e 19 de maio. Foram três vencedoras em cada categoria – adulta, juvenil e mirim, conforme ordem de classificação, para a gestão 2019/2020. Mossini destacou o nível de exigência do concurso, que abrange provas escritas, orais, artísticas e mostra folclórica. "É um concurso que exige um preparo intenso", ponderou.

O patrão do CTG Mata Nativa, Lucimar Rodrigues dos Santos, lembrou que o concurso envolveu as 30 regiões tradicionalistas, o que demonstra o nível de dificuldade. "É uma honraria para a nossa casa, para a cidade de Canoas e para a 12ª Região", salientou. O coordenador da 12ª RT, Fabiano Vencato, destacou que se trata de "um trabalho de muita dedicação e que vem sendo galgado a cada etapa, desde o concurso interno e regional até o estadual".

Ao agradecer a homenagem, Yasmim falou do orgulho de trazer o título para o Mata Nativa, para a cidade de Canoas e para a 12ª RT. "Foi um momento mágico", resumiu. O presidente da Câmara entregou à jovem o troféu Canoas, acompanhado da servidora Neusa de Souza, que também participa do movimento tradicionalista. A homenagem reuniu ainda familiares de Yasmim e integrantes da 12ª RT e do Mata Nativa.