loader
Prêmio Líder Comunitário 2019 é entregue pelo Legislativo

Prêmio Líder Comunitário 2019 é entregue pelo Legislativo

A Câmara Municipal de Canoas realizou, nesta terça-feira, 7, a entrega do Prêmio Líder Comunitário 2019. Foram homenageadas 11 personalidades que se destacaram pelo trabalho realizado nos bairros da cidade.

A cerimônia, conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Cezar Mossini (MDB), contou com a presença do prefeito Luiz Carlos Busato. Na abertura do evento, o prefeito parabenizou os líderes comunitários pelo trabalho realizado, apesar das dificuldades enfrentadas. "São pessoas que se dedicam às suas comunidades e que merecem todo o nosso respeito", afirmou. 

Representantes das 11 bancadas que integram o Legislativo canoense apresentaram a trajetória e destacaram a atuação dos homenageados. Fizeram uso da tribuna os vereadores: Gilson Oliveira (Progressistas), César Augusto (PRB), José Carlos Patricio (PSD), Linck (MDB), Aloisio Bamberg (PCdoB), Eric Douglas (PTB), Canhoto (SD), Cris Moraes (PV), Dario da Silveira (PDT), Alexandre Gonçalves (PPS) e Maria Eunice (PT). Os parlamentares ressaltaram que a atuação do líder comunitário ocorre onde, muitas vezes, o poder público não consegue chegar.

Em nome dos homenageados, o pastor João Flávio Veleda da Silva Júnior agradeceu o reconhecimento prestado pelos vereadores e salientou a importância da valorização do trabalho dos líderes comunitários. "São pessoas que dedicam as suas vidas e, muitas vezes, não são reconhecidas. Compartilham parte de suas vidas com aquilo que acreditam", ponderou.

A premiação acontece anualmente em alusão ao Dia do Líder Comunitário, comemorado em 5 de maio, data criada por meio de projeto de lei do vereador Dario da Silveira. A instituição do prêmio é iniciativa do vereador Ivo Fiorotti (PT). O nome presta uma homenagem a Clésio Aires de Oliveira, um dos fundadores e primeiro presidente da União das Associações de Moradores de Canoas (UAMCA).

Os homenageados de 2019

Amadeu Dorneles Martins – indicado pela bancada do SD: Morador do bairro Mathias Velho, atua há 37 anos no Clube Sociedade Recreativa São Jorge. Começou na entidade como atleta e assumiu, posteriormente, como diretor de Esportes. Preside há 10 anos o clube, onde desenvolve, por meio do esporte, atividades voltadas às crianças.

Ivone Araci Droescher – indicada pela bancada do PDT: Moradora do bairro Igara, Dona Ivone, como é conhecida, destaca-se pelo trabalho realizado junto ao Fraterno Auxílio Cristão (FAC), na Paróquia São Cristóvão. Presta serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para idosos e ajudou, durante anos, mães de família, promovendo cursos para complementação de renda, como crochê, tricô, pintura em tecido, artesanato, manicure e pedicure. Além disso, distribui lanches diários e roupas para moradores de rua.

João Flávio Veleda da Silva Júnior ­– indicado pela bancada do Progressistas: Pastor da Igreja Família da Fé há 21 anos, responsável pela construção da Escolinha Infantil Clubinho da Fé, que transmite princípios e valores cristãos a crianças e pais. Também é responsável pelo centro de recuperação de dependentes químicos conhecido como Casa de Amparo, que acolhe gratuitamente pessoas que sofrem com o vício. Foi presidente do Conselho de Pastores de Canoas por oito anos consecutivos, tendo realizado a primeira Marcha para Jesus na cidade.

Luciana Gonçalves – indicada pela bancada do PRB: Pastora, moradora do bairro Mathias Velho. Realiza trabalho de evangelização voltado a moradores de rua, levando alimentos e roupas, além de ajudar a encaminhar dependentes químicos para tratamento. A meta do trabalho é promover a ressocialização dos moradores de rua.

Mari Lucia Larroza – indicada pela bancada do PV: Atuou durante oito anos na ONG Parceiros Voluntários, tendo sido responsável pela organização de sete projetos. Em 2016, assumiu a Associação de Moradores do Parque Residencial Universitário e Morada das Acácias (AMPRUMA). Integra o Comitê Comunitário da Refap e o Conselho de Liderança da UBS São José. Atua na causa animal com o projeto Anjos do Parque, organizando ações para angariar fundos para o atendimento e castração de animais. Trabalha ainda em projetos de captação de recursos para a ONG Fazenda Senhor Jesus, que atua na recuperação de jovens dependentes químicos.

Rodrigo de Oliveira Cardoso Rosa – indicado pela bancada do PPS: Jovem de 17 anos, desenvolve o projeto Escolinha de Futebol Bola Sete, que atende cerca de 40 crianças. A iniciativa busca preencher o tempo ocioso das crianças, orientando sobre fundamentos do futebol e despertando o interesse por esportes, afastando-as do uso de drogas e da violência. O projeto participa de campeonatos municipais e estaduais.

Simião Quevedo – indicado pela bancada do PSD: Professor da rede pública, presta diversos serviços como educador físico e orientador em escolas estaduais, promovendo a integração e a inclusão social. Atua hoje nas escolas Vasco da Gama e Cônego Leão José Wartmann. Presta ainda serviços comunitários no bairro Mathias Velho.

Simone do Prado Kober de Vargas – indicada pela bancada do PTB: Professora, formada em Magistério e Letras, fundadora do Grupo Solidário Lápis de Cor. No início das atividades, visitava crianças com câncer, juntamente com os voluntários do projeto. Atualmente leva alegria a crianças, adolescentes e idosos atendidos em hospitais e instituições comunitárias e filantrópicas, utilizando personagens lúdicos.

Tânia Regina de Sousa Carretos – indicada pela bancada do PT: Moradora de Canoas há 52 anos, passou a integrar a Igreja Nossa Senhora Aparecida na chegada à cidade, nos anos 1980. Participou de movimentos como a ocupação do antigo Prado e da fundação da Pastoral da Criança.

Vanderlei Luiz dos Santos – indicado pela bancada do PCdoB: Conhecido como Vanderlei do Guajuviras, é comerciante e presta serviços comunitários no bairro. Participou, juntamente com a família, da ocupação da área do Guajuviras. Em 1999, liderou os sem-teto de Canoas, quando mais de cinco mil famílias lutavam por moradia nas áreas verdes dos bairros Estância Velha e Guajuviras, entre as quais: Cheiro da Terra, Caic, Alameda, Comtel, Brehm e Nancy Pansera.

Vilmar Campos Pereira – indicado pela bancada do MDB: Nascido em 2 de julho de 1934, é aposentado e se dedica a cuidar de pessoas idosas. Atua desde 1989 no Lar Vicentino, prestando apoio aos pacientes e a seus familiares.

 

*os currículos dos homenageados foram disponibilizados pelas respectivas bancadas.