loader
Mossini visita serviços de atendimento às vítimas de violência doméstica

Mossini visita serviços de atendimento às vítimas de violência doméstica

O presidente da Câmara, vereador Cezar Mossini (MDB), deu início, nesta quinta-feira, 25, a uma série de visitas para acompanhar a rotina dos serviços que atendem mulheres vítimas de violência na cidade. O roteiro começou pelo Hospital Universitário (HU).

Além de aprofundar o conhecimento sobre as ações em relação às vítimas, a ideia é verificar qual o atendimento dispensado aos agressores, a fim de romper com o clico de violência. Mossini defendeu que o tema não deve ser abordado apenas do ponto de vista criminal, mas analisado como um problema social.

O presidente conheceu o Centro de Referência no Atendimento Infantojuvenil (CRAI) de Canoas, que funciona no HU. O atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais da Psicologia, do Serviço Social e da Medicina. Perto de completar um ano, o CRAI já contabiliza cerca de 600 atendimentos. A unidade recebe crianças e jovens, entre zero e 17 anos, vítimas de todo o tipo de violência. Os encaminhamentos acontecem, na maioria dos casos, por meio do Conselho Tutelar, segundo a psicóloga Silvana Couto Medeiros.

O HU é ainda referência no município com o Pronto Atendimento Ginecológico, que recebe mulheres vítimas de violência. A visita foi acompanhada pela gerente assistencial do hospital, Janine Sulzbach; pela coordenadora da Radiologia e do Ambulatório, Silvia König; e pela coordenadora do Serviço Social do HU, Ilizabete Casonato.

Mossini esteve também no prédio 22 do campus da Ulbra, onde funciona o Núcleo de Atendimento a Vítimas de violência (NAVIV). Criado em 1997, o serviço, concebido pelo curso de Psicologia, presta atendimento a vítimas de violência e a indivíduos que exercem condutas de violência. Os encaminhamentos são feitos, em geral, pelo Judiciário, mas também há casos de pessoas que buscam diretamente o atendimento no local, de acordo com a coordenadora do Centro Multiprofissional da Ulbra, Thaisi Cezar dos Santos. A ideia central NAVIV, que possui parceria com o Fórum de Canoas, está o de resgatar a dignidade do ser humano, desconstruindo as relações de violência e reabilitando agressores.