loader
Grande Expediente celebra Dia de Conscientização do Autismo

Grande Expediente celebra Dia de Conscientização do Autismo

A programação alusiva ao Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo e ao Dia Municipal do Autismo, comemorados nesta terça-feira, 2 de abril, contou com Grande Expediente promovido pelo Legislativo. O espaço, proposto pelo vereador Alexandre Gonçalves (PPS), marcou também o lançamento do Ambulatório de Diagnóstico Precoce e Cuidado da Criança e Adolescente com Transtorno do Espectro Autista em Canoas.

O novo serviço, que deverá funcionar a partir de 29 de abril, foi anunciado pelo secretário municipal da Saúde, Fernando Ritter. Ele explicou como funcionará a dinâmica do atendimento, que terá as unidades básicas de saúde como porta de entrada. O trabalho, segundo o secretário, estará focado no cuidado integral do paciente e da família.

Autor do projeto de lei que instituiu o Dia Municipal do Autismo, o vereador Alexandre enfatizou que o lançamento do Ambulatório representa uma conquista importante para o movimento. A sugestão da criação do serviço havia sido encaminhada pelo gabinete do parlamentar, por meio de pedido de providências, ao Executivo.

O Grande Expediente propôs uma reflexão sobre o atendimento e as ações de inclusão das pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) e contou com um painel apresentado pela professora Kalyne Fernandes de Mello Dias, que atua na Escola Estadual Especial Brigadeiro Ney Gomes da Silva.

 

 
Ver imagem em alta resolução