loader
Rua do bairro São José recebe nome de Vanilda Faviero

Rua do bairro São José recebe nome de Vanilda Faviero

A Câmara aprovou, na última quinta-feira, 27, o projeto de lei 94/18, que denomina logradouro no bairro São José, próximo à Ulbra, de Rua Vanilda Faviero. A via inicia no lado leste da Av. Farroupilha e segue no sentido oeste-leste, com 1.192 metros de extensão. OS autores da proposição são os vereadores Betinho (PTB) e José Carlos Patricio (PSD).

O projeto, além de melhorar a localização tanto para moradores, como para os Correios, entregadores e visitantes do local, presta uma homenagem a Lurdes Vanilda Chemello Faviero, idealizadora do salário mínimo para pessoas com deficiência e idosos em situação de vulnerabilidade social. Moradora do bairro Igara, ela foi a responsável por enviar ao Congresso Nacional, em 1987, um projeto de lei que garantisse benefícios aos portadores de deficiências. Ela reuniu 48,7 mil assinaturas, que deram origem ao artigo 203 da Constituição Federal. A regulamentação foi concluída somente em 1996, com a criação do inciso V do artigo 203, que garante um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção, nem de tê-la provida por sua família.

Mãe de sete filhos, sendo um deles com necessidades especiais, ela batalhou contra o preconceito e lutou por milhares de famílias na mesma situação no Brasil. Vanilda também assumiu por um breve período como vereadora em Canoas, na condição de suplente, em 1998. Teve seu trabalho reconhecido pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, onde recebeu o Troféu Mulher Cidadã. Faleceu, aos 78 anos, em outubro de 2015.