loader
Escola do Legislativo é lançada oficialmente

Escola do Legislativo é lançada oficialmente

Foi lançada oficialmente, na tarde desta quinta-feira, 20, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Canoas. A iniciativa busca a capacitação e qualificação dos servidores e vereadores e o desenvolvimento de projetos voltados para a formação de cidadania. A aula inaugural foi proferida pelo professor e reitor da UniRitter, Germano Schwartz, com o tema "As constituições estão Mortas?".

O presidente da Câmara, vereador Alexandre Gonçalves (PPS), afirmou que a atual conjuntura política do país exige uma qualificação cada vez maior das casas legislativas. "Precisamos mostrar que o Legislativo de Canoas está atento às demandas da comunidade", enfatizou.

A solenidade de abertura contou com a presença do procurador-geral do município, Volnei Moreira dos Santos, do vice-presidente da OAB – Subseção Canoas, Valdir Florisbal Jung, e da controladora-geral do município, Deise Busato. Também reuniu professores, representantes da UniRitter, vereadores e servidores.

O tema da aula inaugural dá título ao mais recente livro lançado por Germano Schwartz, no qual promove uma reflexão sobre a função das Constituições em meio aos novos movimentos sociais presenciados em todo o mundo. Em sua análise, o professor fez um resgate das mais recentes manifestações sociais, como os protestos do Brasil em 2013, denominados Jornadas de Junho, e o  Occupy Wall Street, ocorrido nos Estados Unidos, no mesmo ano.

Sobre o palestrante

Reitor da UniRitter e professor do Mestrado em Direitos Humanos da instituição, Germano Schwartz também atua como docente nas áreas de Direito e Sociologia e Direito Constitucional. Conta com 31 livros publicados, entre obras autorais e coletâneas, e também soma 77 artigos científicos divulgados nas mais prestigiadas revistas do Brasil e do mundo. Graduado em Direito pela Universidade de Cruz Alta, Germano é Pós-doutor pela University of Reading (2008), na Inglaterra. Atualmente é Bolsista de Produtividade e Pesquisa – CNPq, pesquisador gaúcho da FAPERGS e Avaliador Institucional no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).