loader
Projeto denomina ruas do Loteamento MQ-4

Projeto denomina ruas do Loteamento MQ-4

Projeto de lei da vereadora Maria Eunice (PT), aprovado na terça-feira, 20, denomina cinco ruas do Loteamento MQ-4, no bairro Guajuviras. Os nomes escolhidos, com o aval dos moradores, prestam homenagem a mulheres que tiveram papel relevante no trabalho comunitário no município.

Segundo o PL 42/18, a Rua 1 passa a ser Rua Angela Maria Lopes; a Rua 2 muda para Rua Olivia Crippa Santana; a Rua 3 para Rua Neusa Teixeira; a Rua 4 para Rua Miriam Chivarria; e a Rua 12 para Rua Dirneide Isabel Goulart. Durante a votação da proposta, que foi acompanhada por familiares e amigos das homenageadas, a vereadora salientou que a designação de ruas é uma questão de cidadania para os moradores.

Segundo Maria Eunice, a escolha dos nomes busca eternizar o trabalho de mulheres que, muitas vezes no anonimato, mudaram a vida de suas comunidades. Angela Maria Lopes foi liderança da Associação do Bairro Guajuviras e da ocupação da Sete de Outubro, sócia fundadora da Associação de Mulheres do Multiplicar. Olivia Crippa Santana era benzedeira e fazia curas caseiras com chás e pomadas, membro da comissão pró-moradia do Guajuviras. Neusa Teixeira, professora, moradora da Mathias Velho, foi conselheira tutelar, trabalhou na Escola Nova Sociedade, no Assentamento dos Sem Terra em Nova Santa Rita, coordenadora pedagógica da Coordenadoria Regional de Educação e militante da CEBs junto às comunidades da Mathias Velho. Miriam Chivarria foi servidora pública de Canoas, com trabalho reconhecido na luta pelos direitos das mulheres, tendo presidido o Comdim de Canoas. Dirneide Isabel Goulart foi diretora por 11 anos da EMEF Nancy Pansera, no Guajuviras, e professora de acolhimento das famílias do CEIA.

 

 

Foto: Gabriel Silva/CMC