loader
Grande Expediente celebra o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira

Grande Expediente celebra o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira

Para marcar o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), comemorado em 23 de outubro, a Câmara Municipal de Canoas prestou homenagem, na sessão desta terça-feira, 6, aos profissionais da Ala 3. A comemoração faz referência à data em que Alberto Santos Dumont, no ano de 1906, realizou o primeiro voo do 14-Bis, no Campo de Bagatelle, na França. A FAB comemora 77 anos de existência.

A homenagem foi proposta pelo presidente da Câmara, vereador Alexandre Gonçalves (PPS), que, na abertura do Grande Expediente, enfatizou que Canoas se sente honrada em contar com a Ala 3 na cidade. Em nome das bancadas, pronunciaram-se os vereadores Cezar Mossini (MDB) e Emilio Neto (PT). Cabo da Aeronáutica aposentado, Mossini disse que a determinação e o legado de Santos Dumont servem de espelho para os profissionais da FAB. Destacou ainda que as Forças Armadas do Brasil, constituídas pelo Exército, Aeronáutica e Marinha, exercem com consciência o papel de guardiãs do Estado Democrático de Direito. Emilio Neto também destacou o papel das Forças Armadas para a garantia da democracia brasileira.

O comandante da Ala 3, Brigadeiro do Ar Arnaldo Silva Lima Filho, afirmou que a instituição se sente honrada pelo reconhecimento da sociedade canoense e destacou o legado deixado por Santos Dumont. "Cumprimos a nossa missão de manter a soberania do espaço aéreo e integração nacional, com vistas à defesa da pátria", declarou. O comandante recebeu o troféu da Câmara, acompanhado do Chefe do Serep Canoas, Coronel Aviador Omar José Sarmento dos Santos.

Também foram homenageados: o Coronel Aviador e Chefe do Estado-Maior da Ala 3, Avedis Roberto Balekian, o Coronel R1 Intendente Renato Yishio Mori, o Coronel Aviador R1 Paulo Rogério Glaeser, o Tenente Coronel Aviador Mateus Barros de Andrade, o Tenente Coronel Aviador Marcus Vinícius Venâncio da Penha, o Tenente Coronel Aviador Jorge Maurício Nascimento Autonamo, o Tenente Coronel de Infantaria Itamar Souza dos Reis e o Major Aviador Evandro Carlos Baranzelli. O Grande Expediente contou ainda com apresentação da Banda de Música da Ala 3, regida pelo Tenente Luciano Prezzi. 

Fotos: Gabriel Silva/CMC