loader
Grande Expediente destaca trabalho da Associação Pestalozzi

Grande Expediente destaca trabalho da Associação Pestalozzi

A Associação Pestalozzi de Canoas teve o trabalho reconhecido pela Câmara, durante a sessão desta terça-feira, 23. A entidade, que comemora 92 anos, foi a primeira escola especial de iniciativa não governamental do país e oferece atendimento pedagógico especializado a crianças, adolescentes e jovens com deficiência mental de leve à moderada.

A representante legal da associação, Edna Alegro, apresentou as atividades desenvolvidas, durante Grande Expediente proposto pelo presidente do Legislativo, vereador Alexandre Gonçalves (PPS). O trabalho acontece a partir de um atendimento pedagógico que busca a integração e/ou reintegração dos alunos às escolas da rede regular de ensino e à sociedade e que engloba atividades em sala de aula, musicalização, educação física, informática, recreação, lazer, além de outros projetos e programas.

O objetivo é conscientizar os jovens de sua cidadania e ajudá-los a conquistar qualidade de vida com autonomia. "É preciso uma mudança de atitude da sociedade. Eles querem apenas ter os mesmos direitos e serem respeitados", afirmou Edna. A psicopedagoga Beatriz de Souza Bandeira, que atua há 15 anos na instituição, comentou as mudanças realizadas desde a intervenção da Federação Nacional das Associações Pestalozzi, ocorrida em 2015. "Tenho muito orgulho de usar a camiseta da Pestalozzi. Somos respeitados hoje pela comunidade de Canoas, pelos funcionários e pelos familiares", destacou.

Em sua fala, o presidente da Câmara parabenizou toda a equipe da Pestalozzi pelo trabalho realizado. "Nos últimos três anos, a entidade ganhou uma nova cara, a partir de um trabalho sério e realizado com muita dedicação", ressaltou.

 

Pestalozzi lança prêmio que reconhece atuação voltada à inclusão das pessoas com deficiência

Na tarde desta terça-feira, a Associação Pestalozzi de Canoas entregou o 1º Prêmio Destaque Pestalozzi, um reconhecimento a pessoas físicas e jurídicas que se dedicaram à causa da inclusão de pessoas com deficiência. Durante a cerimônia, realizada no Plenário do Legislativo, houve ainda o lançamento do Selo Pestalozzi.

Entre os homenageados com o Prêmio Pestalozzi está o presidente da Câmara, vereador Alexandre Gonçalves (PPS). Também receberam a distinção o prefeito Luiz Carlos Busato, a vice-prefeita Gisele Uequed, além de outras autoridades, empresas e entidades que apoiam o trabalho da associação.

 

Foto: Gabriel Silva/CMC