loader
CTG Seiva Nativa é homenageado

CTG Seiva Nativa é homenageado

Os 30 anos do CTG Seiva Nativa foram celebrados em Grande Expediente realizado na sessão desta terça-feira, 4, na Câmara Municipal. A homenagem foi proposta pelos vereadores Betinho e Sargento Santana, integrantes da bancada do PTB.

Os proponentes da homenagem ressaltaram, em seus pronunciamentos, a importância do trabalho desempenhado pelo CTG na busca por preservar e passar os valores da cultura gaúcha às crianças e aos jovens. Atualmente, a entidade conta com mais de 100 integrantes, entre sócios e dependentes, quatro invernadas de danças tradicionais, cursos de danças gaúchas de salão, curso de chula e oficinas culturais. O patrão do CTG Seiva Nativa, Edemar Costa Oliveira, agradeceu o reconhecimento. "Não é fácil trabalhar com tradicionalismo. É um trabalho voluntário que exige muita entrega e abnegação, feito com muito amor", salientou. 

O movimento que daria origem ao CTG iniciou em 1986, quando crianças do bairro São José, orientadas por um professor, se uniram para formar um grupo de danças folclóricas gaúchas. No ano seguinte, com a eleição da primeira prenda, foi escolhido o nome de Seiva Nativa, com o lema "Sorvendo Nossas Raízes na Roda da Tradição". A criação do CTG veio em 18 de novembro de 1988, quando os pais, ao verem que o grupo estava se fortalecendo e que as atividades haviam se tornado a principal atividade extra das crianças, reuniram-se e fundaram a entidade em uma área ao lado do Centro Social Urbano do bairro.

 Crédito da foto: Gabriel Silva/CMC