loader
Francisco Dequi recebe título de Cidadão Canoense

Francisco Dequi recebe título de Cidadão Canoense

A Câmara Municipal concedeu, na sessão desta terça-feira, 21, o título de Cidadão Canoense a Francisco Dequi, diretor e fundador do Instituto Pró-Universidade Canoense (IPUC). A homenagem foi proposta pelo vereador Juares Hoy (PTB).

Graduado em Letras pela Unisinos e bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS, fundou e preside o Centro de Estudos Sintagramaticais (CES). Mentor do Movimento Neodidático da Língua Portuguesa e autor de diversos livros sobre o tema. Membro da Academia Brasileira de Língua Portuguesa, é diretor do IPUC e da Faculdade de Tecnologia IPUC (FATIPUC). Foi professor universitário na Unisinos, Ulbra e Faculdade de Direito Ritter dos Reis (hoje Uniritter) e deputado estadual por dois mandatos.

Em sua fala, Juares fez um resgate da trajetória de Dequi e destacou a contribuição do professor na área da educação no município. "Essa homenagem é um reconhecimento de toda a cidade de Canoas", enfatizou o parlamentar. Ao agradecer a homenagem, Dequi destacou o compromisso de oferecer um ensino qualificado e dividiu a honraria com os familiares e trabalhadores que ajudaram no crescimento e na consolidação do IPUC.

O Grande Expediente foi acompanhado pela esposa do homenageado, Lourdes Dall’Agnol Dequi, filhos, demais familiares, amigos, professores e funcionários do IPUC. Também compareceram à sessão integrantes da Comenda Italiana de Canoas.

 

 

Crédito da foto: Gabriel Silva/CMC