loader
Ex-vereador Ney de Moura Calixto será homenageado com nome de rua

Ex-vereador Ney de Moura Calixto será homenageado com nome de rua

O ex-vereador de Canoas, Ney de Moura Calixto, será homenageado com nome de rua na cidade. O projeto de lei, de autoria do vereador Cezar Mossini (MDB), foi aprovado, nesta quinta-feira, 26, pela Câmara Municipal. O PL 60/2017 denomina a Rua A do Bairro Estância Velha, com início na Dr. Sezefredo Azambuja Vieira, sentido Norte, na extensão de 134,73 metros, e término na Rua D do loteamento.

Durante a votação, acompanhada pela família do homenageado, vereadores lembraram, em seus pronunciamentos, a sua trajetória política e pessoal. Uma cópia do projeto foi entregue pelo vereador Mossini a uma das filhas, Ângela Calixto. "Ele foi um cidadão brilhante, um verdadeiro herói", enfatizou o parlamentar.

Na condição de sargento da Aeronáutica, Calixto teve participação ativa no Movimento da Legalidade ao impedir que os aviões decolassem de Canoas para bombardear o Palácio Piratini. Nascido em 6 de junho de 1929, em Palmeira das Missões, mudou-se para Canoas em 1946. Eleito vereador no início da década de 1980, exerceu mandato durante dez anos, tendo presidido o Legislativo durante dois anos. Em 1993, assumiu como prefeito interino da cidade. Calixto faleceu no ano de 2016.