loader
Vereadores aprovam projeto que autoriza a instalação de dormitórios, comedouros e bebedouros para animais de rua

Vereadores aprovam projeto que autoriza a instalação de dormitórios, comedouros e bebedouros para animais de rua

O projeto de lei 12/2018, que autoriza a colocação de dormitórios, comedouros para ração e bebedouros para animais de rua no município de Canoas e dá outras providências, foi aprovado pela Câmara na sessão desta quinta-feira, 19. A proposição é do vereador Cris Moraes (PV).

O parlamentar ressalta que o ato de alimentar animais de rua pela sociedade é comum e, infelizmente, feito de forma equivocada, uma vez que os moradores, em geral, largam restos de comida no chão, o que leva à proliferação de ratos e baratas. Já os comedouros e bebedouros são afixados nas paredes, postes e grades, em altura elevada, evitando o acesso de insetos e roedores propagadores de zoonoses, além de possibilitar apenas a colocação de ração, tendo em vista a impossibilidade da introdução de outros alimentos no recipiente.

A estimativa, segundo ele, é que Canoas tenha aproximadamente 24 mil cães em situação de rua. "É necessário garantir o bem-estar desses animais no local onde se encontram, assegurando a estes amparo e alimentação. Neste sentido, o presente projeto busca alcançar aos animais que vivem nas ruas de nossa cidade uma vida com o mínimo de dignidade, promovendo a conscientização e mobilização de toda a população sobre as necessidades destes seres desamparados", enfatiza o parlamentar. O projeto foi aprovado com uma emenda apresentada por Cris Moraes, suprimindo trechos do texto considerados inconstitucionais.