loader
Câmara presta homenagem aos 35 anos do 15º BPM

Câmara presta homenagem aos 35 anos do 15º BPM

Em comemoração aos 35 anos do 15º Batalhão de Polícia Militar (BPM), a Câmara Municipal de Canoas realizou, na noite desta quinta-feira (24/8), sessão ordinária na sede da unidade. Para marcar a data, houve homenagem a policiais que integram as companhias e os setores administrativos da corporação, durante Grande Expediente proposto pelo presidente do Legislativo, Juares Hoy, e pelo vereador Sargento Santana, ambos da bancada do PTB.

A criação do 15º BPM se deu com o decreto estadual 30.816, de 25 de agosto de 1982, atribuindo a ele a responsabilidade pelo policiamento ostensivo em vários municípios da região: Canoas, Esteio, Nova Santa Rita, Sapucaia do Sul, Guaíba, Barra do Ribeiro, Cachoeirinha, Gravataí, Viamão e Alvorada. A efetiva instalação ocorreu, em 23 de junho de 1983, em Canoas.

Através do decreto 34.472, de 14 de setembro de 1992, ganhou a denominação de 15º BPM – Btl TC Bandeira, em homenagem ao seu patrono, o tenente-coronel Sady Lopes Bandeira. Vinculada ao Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), a unidade é responsável pelos municípios de Canoas e Nova Santa Rita. Articula-se em quatro companhias, com sedes nos bairros Mathias Velho, Guajuviras, Niterói e Rio Branco.

Em sua fala, o comandante do 15º BPM, tenente-coronel Valdeci Antunes dos Santos, enalteceu o fato de a Câmara de Vereadores realizar pela primeira vez uma sessão na sede do 15º BPM. “É um momento histórico para o batalhão”, afirmou. As principais ações da unidade foram citadas pelo comandante, entre elas: o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), o Policiamento Comunitário, a Patrulha Maria da Penha e a atuação conjunta com outros órgãos da segurança (Polícia Civil, Guarda Municipal, agentes municipais de trânsito e Polícia Rodoviária Federal).

Na área administrativa, Valdeci salientou os convênios firmados, um deles com a Prefeitura de Canoas, voltado à aquisição de viaturas e ao implemento de melhorias diretamente relacionadas com as atividades policiais. “O 15º BPM tem uma história de trabalho, dedicação e relevantes serviços prestados. Pouco tempo após sua instalação, já conquistou credibilidade e admiração pela operacionalidade de sua tropa e pelo esforço na sua difícil tarefa de combater a criminalidade, superando as adversidades, realizando suas atividades no campo do policiamento ostensivo com desprendimento, conhecimento técnico-profissional e comprometimento por parte de seus policiais, molas mestras que impulsionam suas atividades”, declarou.

Na abertura do Grande Expediente, os proponentes da homenagem exaltaram o trabalho realizado pela Brigada Militar, em especial pelo 15º BPM. Juares Hoy ressaltou que os policiais não defendem apenas as cores da corporação, mas de toda a população. “É preciso ter condições de trabalho e apoiar os homens e mulheres que atuam na segurança pública”, ponderou. O vereador Sargento Santana enfatizou que, mesmo diante de todas as dificuldades, os policiais militares estão nas ruas desempenhando suas atividades.  e lembrou que os efetivos da BM e da Polícia Civil nunca estiveram tão aquém da necessidade. “Com a união de forças, demonstram que dá para fazer segurança pública”, frisou.

Também participaram do Grande Expediente: o comandante do CPM, coronel Altemir Silva de Lima; o secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania, Ranolfo Vieira Júnior; o coronel- aviador Carlos Emanuel de Queiroz, representando o comando da Ala 3; o assessor de Relações Institucionais da Ala 3, coronel-aviador Uirasssu Litwinski; o comandante do 18º BPM, tenente-coronel Pacheco; o comandante do 33º BPM, tenente-coronel Engelsing; o subcomandante do 15º BPM, major Rogério Araújo de Souza; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Felipe Martini; e o chefe de Gabinete do Prefeito, Guido Bamberg.

Policiais homenageados

Major Rogério Araújo de Souza – subcomandante 15º BPM

1ª CIA

1º Sgt Geraldo Luis Santos Duarte

Sd Mauricio de Souza Alves

Sd Anderson Beliski Peres

Sd Flávio Szadkoski Peixoto

2ª CIA

3º Sgt Antônio Fausto dos Santos Osório

Sd Rafael Backhaus

Sd Samuel Teixeira de Souza Júnior

Sd Paulo Fernando Lemos Silveira

3ª CIA

3º Sgt João Arizoli Curbello de Freitas

Sd Adriano Ismael Parckert

Sd Marcelo de Andrade Deon

Sd Frederico de Lima Silva

4ª CIA

3º Sgt João Carlos Flores

Sd Anderson de Vargas

Sd Anderson Oliveira Webster

COE

Sd Miguel Angelo Meirelles Guimarães

Sd Rodibelto Ohlweiler

ADM

Sd Diogo Serpa Fritsch

Veteranos do 15º BPM

Maj. RR Alexandre Alberto Rocha

Tem. RR Hugo Kessler