loader
Grande Expediente comemora os 50 anos do Colégio Estadual Tereza Francescutti

Grande Expediente comemora os 50 anos do Colégio Estadual Tereza Francescutti

A sessão ordinária desta terça-feira (22/8) contou com Grande Expediente, promovido pelo vereador Ivo Fiorotti (PT), em comemoração aos 50 anos do Colégio Estadual Tereza Francescutti. Localizada no bairro Mathias Velho, a instituição iniciou suas atividades no dia 25 de janeiro de 1967, onde era localizado o antigo Prado.

Em sua fala, o autor da homenagem fez um resgate histórico do colégio e destacou a sua importância para a comunidade nesse meio século de serviços prestados à educação. "É uma história de conquistas. A Câmara de Vereadores se sente honrada com a caminhada de uma escola muito atuante e com grande inserção na comunidade", enfatizou Fiorotti.

O parlamentar fez a entrega do Troféu Canoas e de uma placa comemorativa ao diretor do Tereza Francescutti, Adolfo Carlos Simon, que recebeu a homenagem acompanhado da presidente do Conselho Escolar, Liliane Jacobs Machado Jardim. "Nosso reconhecimento e gratidão a todos aqueles que fizeram parte da construção dessa bela história, assim como aqueles que, na atualidade, têm escrito novas páginas dessa caminhada”, salientou o diretor.

Com cerca de 1,3 mil alunos e 57 professores e funcionários atualmente, o colégio passou por uma série de mudanças ao longo de sua história, que inclui um incêndio, no ano de 1983, que destruiu parte de sua estrutura e documentos. Inicialmente, recebeu o nome de Grupo Escolar à Zona do Prado, atendendo crianças da 1ª a 5ª série. Em agosto de 1972, foi transferida para o local onde se encontra atualmente, na Avenida Rio Grande do Sul. Posteriormente, houve a mudança de nome, uma homenagem à mãe do Ex-Brigadeiro do 5º Comar, Mário Gino Francescutti, benfeitor da escola, passando a chamar-se Escola Estadual de 1º Grau Incompleto Tereza Francescutti. Ao agregar também o 2º grau, em 1991, passou à designação de Escola Estadual de 1º e 2º Graus Tereza Francescutti, chegando à atual denominação, no ano de 2000.

O Grande Expediente foi acompanhado pelo secretário municipal de Educação, José de Jesus D’ávila, que ressaltou, em sua fala, a integração da instituição com a comunidade onde está inserida. Também estiveram presentes: Feliciana Antunes, professora mais antiga do Tereza Francescutti; Ana Maria da Matta, ex-diretora; Julio Ribeiro, ex-diretor; Ana Denise, presidente do COM; Diuliana Andrade, presidente do Grêmio Estudantil; e os vice-diretores Maria Luciana Oliveira, Alvarez da Silva e Antão Tadeu Carpes.