loader
Universidade La Salle é homenageada

Universidade La Salle é homenageada

A Universidade La Salle sediou, na noite desta quinta-feira (17/8), a sessão ordinária da Câmara Municipal de Canoas. A conquista do título de universidade em 2017 motivou homenagem do Legislativo, em Grande Expediente proposto pelo presidente Juares Hoy (PTB) e pelo vereador Cezar Mossini (PMDB).

Na abertura da sessão, realizada no Auditório Ir. Bruno Ruedell, Juares fez um resgate da história da instituição e citou a sucessão de fatos que levou à obtenção do status de universidade. O ambiente acolhedor da La Salle foi destacado por Mossini, que se manifestou também como ex-aluno. "Esse é um ambiente em que as pessoas se sentem, de fato, acolhidas e que forma grandes personalidades e profissionais", salientou.

A homenagem foi recebida pelo reitor Paulo Fossatti, pelo vice-reitor e pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Cledes Casagrande, e pela pró-reitora de Graduação, Vera Ramirez. Em nome da instituição, o reitor agradeceu o reconhecimento e destacou o caráter comunitário da Universidade La Salle. "Ela é a universidade de Canoas, da comunidade. Formada por todos que, de alguma forma, fazem parte da sua história", afirmou Fossati.

O espaço destinado às Comunicações de Liderança foi utilizado pelos vereadores Canhoto (SD), Cris Moraes (PV), Emilio Neto (PT) e César Augusto (PRB), além de Juares e Mossini. Em nome de suas bancadas, os parlamentares destacaram a importância da instituição para o município. Em nome de um grupo de estudantes de Direito, a aluna Lia Raquel Mossini entregou ao presidente da Câmara duas propostas para que o Legislativo avalie a viabilidade de transformá-las em projetos de lei.

Transformação de centro universitário para universidade 

No dia 8 de maio de 2017, com a publicação da Portaria nº 597 do Diário Oficial da União, o ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, homologou a concessão do título de Universidade à instituição lassalista. Assim, o então Centro Universitário passou a um novo status.

A busca pelo título de universidade começou em 2013, após definição do Conselho Provincial dos Irmãos Lassalistas, responsáveis pela Rede La Salle de educação em todo o Brasil. A partir da decisão, a instituição estabeleceu seu plano de desenvolvimento institucional (PDI) com o foco em ações que lhe permitissem, em médio prazo, alcançar os indicadores preconizados pelo MEC a fim de conquistar o título de Universidade. Uma das ações foi o investimento na criação de novos programas de pós-graduação, em nível de mestrado e doutorado.

A mudança proporciona uma ampliação na relação da comunidade acadêmica com diversas esferas do governo federal, especialmente com o Ministério da Educação e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), além de uma participação em um maior número de editais, nacionais e internacionais. Também permite a ampliação de portfólio de cursos. No campo da infraestrutura, possibilita o estabelecimento de uma estrutura multicampi, uma vez que diferentes localidades poderão integrar a mesma instituição, inclusive com abrangência nacional.