loader
Fundação Municipal de Saúde apresenta ações na área da atenção básica

Fundação Municipal de Saúde apresenta ações na área da atenção básica

As ações da Fundação Municipal de Saúde de Canoas (FMSC) foram apresentadas na Câmara, nesta quinta-feira (20/7). O Grande Expediente, proposto pela Comissão de Saúde, Educação e Cultura, buscou detalhar o trabalho da entidade para aperfeiçoar a assistência prestada à população.  

O presidente da FMSC, Fernando Ritter, apresentou um panorama do atendimento básico de saúde no município, que conta atualmente com 28 unidades básicas (UBS). Segundo ele, a Prefeitura está em busca de recursos para ampliar e modernizar a rede, com foco principalmente nas regiões com menor cobertura. "Temos hoje 63% de cobertura de atenção básica, o que significa que precisamos evoluir na ordem de 37% da população, especialmente na região leste, que tem hoje as maiores necessidades”, afirmou. Um estudo envolvendo diversos órgãos da administração, entre eles o Canoas XXI, tem mapeado terrenos próprios para a instalação de unidades, já que a maioria funciona em prédios alugados.

Ritter salientou também que a informatização dos postos tem sido prioridade. As unidades contam com 172 computadores, enquanto seriam necessários 390. O diretor financeiro da FMSC, Marcos Ferreira, complementou a explanação e salientou que os processos internos da entidade estão sendo normatizados para que, mesmo com a mudança na gestão, o trabalho tenha continuidade.

Segundo o presidente da Comissão de Saúde, vereador Alexandre Gonçalves (PPS), a intenção é chamar os diferentes órgãos de governo envolvidos na gestão da saúde para explanarem sobre as atividades realizadas no município.

 


Ver imagem em alta resolução