loader
Sessão ordinária de 15/12 - requerimentos aprovados e pronunciamentos

Sessão ordinária de 15/12 - requerimentos aprovados e pronunciamentos

A última sessão ordinária do ano, realizada na quinta-feira (15/12), foi marcada por pronunciamentos de despedida de vereadores que não se reelegeram ou que optaram por não concorrer, caso do vereador Walmor Solano Herrmann (PDT), que deixa o Legislativo canoense após concluir o seu quarto mandato.

Ao encerrar sua trajetória como vereador, Dr. Walmor (na foto com servidores da Divisão Legislativa) citou alguns projetos de sua autoria que resultaram em leis importantes para a população e agradeceu aos servidores da Casa e à sua equipe de gabinete. O parlamentar também comentou a situação do Hospital Nossa Senhora das Graças e avaliou que "a instituição está na UTI". Outro vereador que não concorreu à reeleição foi Airton Souza (PP). Na última manifestação, o parlamentar agradeceu aos familiares e aos servidores do Legislativo. Falou sobre o aprendizado ao longo de seus três mandatos e desejou êxito aos colegas que permanecem na Casa. A partir de 1º de janeiro, Airton assume como secretário municipal de Relações Institucionais da nova administração.

Entre os vereadores que não conseguiram a reeleição, Francisco da Mensagem (PSB) agradeceu aos servidores da Câmara, aos assessores e aos funcionários de outros gabinetes pelo convívio ao longo dos últimos quatro anos. Destacou que 19 projetos de sua autoria se tornaram leis municipais. Julio Barbosa (PP) também agradeceu e comentou seu trabalhou pela cidade. Lembrou de sua passagem pela Câmara em outras oportunidades, além da trajetória como secretário, subprefeito e diretor na Prefeitura. Ivo Lech (PMDB) manifestou a satisfação pessoal e o orgulho de ser vereador na cidade em que nasceu. Elogiou o quadro de funcionários, que, segundo ele, é o melhor com quem já trabalhou "devido ao comprometimento e amor pela carreira e ao Legislativo". Lech assumirá, a partir de 1º de janeiro, como secretário especial de Integração Institucional.

Os vereadores Dr. Pompeu (PTB) e Pedro Bueno (PT) também se despediram da Câmara. Pompeu afirmou que deixa a Casa com orgulho do trabalho desenvolvido. Salientou que deixará de ser vereador, mas continuará como servidor público municipal e seguirá atento às questões que envolvem a saúde dos canoenses. Pedro Bueno avaliou que uma de suas maiores honrarias foi ter integrado a Câmara Municipal de Canoas. Agradeceu aos funcionários da Casa e, principalmente, ao povo de Canoas.

O momento também foi de vereadores reeleitos fazerem um balanço da gestão que se encerra e avaliações sobre a próxima administração. Paulinho de Odé (PT) destacou os avanços obtidos nos oito anos do governo Jairo Jorge. Citou, entre as ações, a implantação do teleagendamento, as academias ao ar livre e o Centro Integrado de Segurança. Garantiu que a bancada do PT fará uma oposição forte, com responsabilidade e que não apontará apenas os problemas, mas que apresentará alternativas. Juares Hoy (PTB) disse ter convicção de que os membros da coligação vencedora irão escolher o melhor para a cidade. Salientou que haverá também uma melhor distribuição do orçamento do município.

Aloisio Bamberg (PCdoB) se dirigiu aos colegas que não se reelegeram e elogiou o trabalho desenvolvido por eles. Agradeceu pela oportunidade de chegar ao sétimo mandato e de já ter exercido a presidência da Casa. Também fez um cumprimento especial aos seus colaboradores. Ivo Fiorotti (PT) ressaltou que era a sua última sessão oficial como líder do governo. O parlamentar também exaltou a atuação dos servidores, cumprimentou os colegas de bancada e elogiou o trabalho de Paulo Ritter (PT) na presidência da Casa. 

 

REQUERIMENTOS APROVADOS

Requerimento nº 202/2016, de autoria do vereador Paulinho de Odé (PT). Manifesta profundo pesar pelo falecimento do Sr. Etevaldo Silveira, 86 anos, na segunda-feira, dia 5 de dezembro.

Requerimentos nº 203 e 205/2016, de autoria do vereador Marcos Ronchetti (PDT). Solicita que sejam abonadas, por motivo de saúde, as faltas do dia 29 de novembro e 1º de dezembro.

Requerimento nº 206/2016, de autoria do vereador José Carlos Patricio (PSD). Votos de pesar pelo falecimento da Sra. Daniela Kaffer, ocorrido no dia 13 de dezembro.

Requerimento nº 207/2016, de autoria do vereador Ivo Fiorotti (PT), líder do governo. Solicita a inclusão na Ordem do Dia dos seguintes projetos de lei: 43/2016 - Autoriza a Desafetação de Áreas do Patrimônio do Município para fins de Alienação na forma de dação em pagamento; 44/2016 - Institui a Rede de Equipamentos Culturais; 45/2016 - Cria a Junta Administrativa de Recursos de Infrações de Transportes (JARIT); 46/2016 - Altera a Lei nº 4.854, de 23 de dezembro de 2003, que cria do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Canoas; 47/2016 - Dispõe sobre o estacionamento rotativo pago nas vias e logradouros do Município de Canoas; 48/2016 - Dispõe sobre a remoção de veículos irrecuperáveis (sucatas/carcaças) e de veículos abandonados em logradouros públicos do Município de Canoas e dá outras providências; 49/2016 - Altera a Lei nº 4.976, de 6 de maio de 2005, que dispõe sobre o Transporte Coletivo de Passageiros no Município de Canoas e dá outras providências; 50/2016 - Institui o Fundo de Transporte Coletivo e cria o Conselho Municipal do Fundo de Transporte Coletivo; 51/2016 - Denomina a Rua Juares Ferreira Alves, antiga Rua B do Loteamento Rio Gravataí, no Bairro Niterói.

Requerimento nº 208/2016, de autoria do vereador Dr. Pompeu (PTB). Solicita a inclusão na Ordem do Dia do PL 68/2016.

Requerimento nº 209/2016, de autoria do vereador César Augusto Ribas Moreira (PRB). Solicita a inclusão na Ordem do Dia do PL 38/2016.