loader
Sessão ordinária de 04/02 – requerimentos aprovados e pronunciamentos

Sessão ordinária de 04/02 – requerimentos aprovados e pronunciamentos

Requerimento de autoria do vereador Dr. Pompeu (PTB). Voto de congratulações ao padre Flavio Steffen, da Igreja Nossa Senhora das Graças, localizada na Rua Tamoio, 3285, pelos 20 anos de pároco nessa Paróquia.

Requerimento de autoria do vereador Ivo Lech (PMDB). Solicita o desarquivamento do projeto de lei nº 23/13, de sua autoria, que regulamenta o exercício da atividade de moto frete no município de Canoas.

Requerimento de autoria do vereador Ivo Fiorotti e subscrito pelos demais parlamentares. Voto de pesar pelo falecimento de Jorge Fernandes Cardoso, fundador da Associação Canoense dos Deficientes Físicos (ACADEF), ocorrido nesta quinta-feira, 04 de fevereiro.

Indicação de autoria do vereador José Carlos Patricio (PSD). Solicita à AES Sul a troca e também a colocação de um novo poste de luz em via pública, na Rua Taquari, próximo ao número 30, no bairro Mathias Velho

Indicação de autoria do vereador Francisco da Mensagem (PSB). Solicita à AES Sul a troca de poste localizado na rua VV, em frente ao número 61, Vila Comtel, no bairro Guajuviras.

Indicação de autoria do vereador Francisco da Mensagem (PSB). Solicita à Corsan para que efetue a limpeza de um esgoto cloacal localizado no setor 5, quadra II bloco 9, bairro Guajuviras.

Indicação de autoria do vereador Alexandre Gonçalves (PR). Solicita à AES Sul a substituição do poste localizado na rua Califórnia, em frente ao número 280, no bairro Mato Grande.

 

PRONUNCIAMENTOS NO ESPAÇO DEDICADO ÀS COMUNICAÇÕES DE LIDERANÇA

 

ALAGAMENTOS - O vereador Paulinho de Odé (PT) abordou o tema das chuvas, lamentando a situação na área da João de Barro devido aos alagamentos. Citou que a criação de uma equipe de força-tarefa é necessária para essas situações e coloca a Câmara Municipal como protagonista, através de discussões e mobilizações em torno do assunto. Patricio (PSD) salientou a recorrência dos fenômenos naturais e a importância do Parlamento e poder Executivo, através das discussões com a sociedade. Lamentou o descarte incorreto do lixo na cidade e afirmou que a Defesa Civil deve estar preparada e fortalecida para enfrentar situações de catástrofes naturais.

O vereador Airton Souza (PP) comentou a necessidade e aceleração na construção da casa de bombas Nº 8. Afirmou que a contratação de técnicos especializados em alagamentos e o corte de recursos em eventos pode ser uma solução para a construção de novas casas de bomba na cidade.

"O planejamento de serviços e setores do Executivo é necessário para evitar situações de adversidades em torno das enchentes na cidade", afirmou o parlamentar Julio Barbosa (PP). O vereador Alexandre Gonçalves (PR) salientou a situação dos lixos na cidade e pede a realização de uma campanha de conscientização organizada pelo Executivo em torno do assunto. Afirmou que abrirá um pedido de providências para fazer uma verificação e vistoria no valo da rua Tamoio, localizado no bairro Niterói, devido a pedras sobre a galeria houve um desabamento na área, ocasionando alagamentos na região.  

Francisco da Mensagem (PSB) apontou os lixos nas ruas como a principal causa dos alagamentos. Citou a apresentação do projeto de lei que multa o cidadão que deposita lixo nas vias públicas e disse que pretende se reunir com o Executivo para que a lei seja efetivamente aplicada.  O parlamentar Sidiclei Mancy (PDT) lamentou a situação dos alagamentos na região do bairro Vila Cerne, reiterando que é necessária uma ação em conjunto dos poderes Legislativo e Executivo. Aloisio Bamberg (PPL) apontou a necessidade de desobstrução das passagens das galerias nos arroios e a ampliação das redes já existentes para o escoamento nas áreas mais baixas da cidade.

GREVE – O vereador Walmor Herrmann (PDT) lamentou a greve dos médicos peritos da Previdência Social, afirmando que a ausência dos profissionais é prejudicial à população.  

VOTOS DE PESAR – Ivo Lech (PMDB), Julio Barbosa (PP) e Aloisio Bamberg (PPL) manifestaram votos de pesar pelo falecimento de Jorge Fernandes Cardoso, presidente da Associação Canoense de Deficientes Físicos (ACADEF). Os parlamentares destacaram também a importância do seu trabalho para a cidade.