loader
Câmara realiza primeira sessão ordinária de 2016

Câmara realiza primeira sessão ordinária de 2016

A Câmara Municipal de Canoas abriu nesta quarta-feira (03) o ano legislativo, com a realização da primeira sessão ordinária de 2016. Os vereadores decidiram manter os dias e o horário das sessões, que seguem ocorrendo nas terças e quintas-feiras, com início às 17h15min. Mais uma vez o atendimento da AES Sul em Canoas pautou os pronunciamentos dos vereadores.

No espaço dedicado às Comunicações de Lideranças, o vereador José Carlos Patricio (PSD) enfatizou que o poder legislativo precisa ser respeitado pela concessionária e defendeu a adoção de mecanismos legais para acelerar a substituição dos postes de madeira na cidade. Airton Souza (PP) disse que falta preparo da empresa. "Mesmo em locais em que não há postes caídos, eles levam mais de 24 horas para restabelecer a energia elétrica", ponderou.

O vereador Alexandre Gonçalves (PR) reiterou que as indicações encaminhadas pelos parlamentares à AES Sul não estão sendo ouvidas. Ele citou como exemplo pedidos de sua autoria que alertavam para o risco de queda de postes, o que acabou se confirmando no temporal registrado na semana passada. Julio Barbosa (PP) também criticou a atuação da empresa e a demora para responder as solicitações encaminhadas: "Não há um dia sem que exista no boletim das sessões pelo menos uma indicação direcionada à AES Sul".

O vereador Francisco da Mensagem (PSB) também cobrou ações mais rígidas contra a AES Sul. "Esta Casa está cumprindo seu papel, não estamos sendo coniventes com a situação", destacou. Francisco adiantou que irá reencaminhar à Corsan a solicitação para que sejam instalados geradores nas casas de bomba para evitar o corte no fornecimento de água quando houver falta de energia elétrica. Os demais vereadores foram convidados a subscreverem o documento.

A situação dos moradores das vilas Comtel e São Miguel foi citada pelo vereador Aloisio Bamberg (PPL) como exemplo do descaso da empresa. "Quando há qualquer ocorrência de vento, mesmo de menor intensidade, essas comunidades ficam sem energia elétrica, chegando a permanecer dois dias sem luz", ressaltou. Bamberg lembrou que a situação ocorre há anos e afirmou que os moradores pretendem comparecer à Câmara para solicitar apoio. O vereador Cezar Mossini (PMDB) alertou para o possível descrédito da Câmara perante a população, caso os resultados obtidos não sejam os esperados pela população.

Medidas buscam melhorias no serviço prestado aos consumidores de Canoas

Na sessão representativa de 27 de janeiro, o presidente da Câmara, vereador Paulo Ritter (PT), anunciou a adoção de medidas que pretendem cobrar da AES Sul melhorias no serviço prestado em Canoas. Uma das primeiras ações foi solicitar à Procuradoria Legislativa um levantamento sobre as indicações encaminhadas pelos vereadores solicitando a substituição de postes com risco iminente de queda. Outras providências serão a elaboração de uma agenda conjunta com a Assembleia Legislativa e a Famurs para tratar sobre o tema e o contato com as agências reguladoras.

Outros temas abordados no espaço das Comunicações de Liderança

SINALIZAÇÃO – O vereador Juares Hoy (PDT) relatou os problemas envolvendo as sinalizações de trânsito em diferentes pontos da cidade. Citou como exemplos situações registradas no cruzamento das ruas Inconfidencia com a Farroupilha e na Duque de Caxias no cruzamento com as ruas Sao Felisbino e São Caetano. O tema foi tratado em reunião com o secretário municipal de Transportes e Mobilidade, Luiz Carlos Bertotto. Segundo ele, o secretário disse que alterações seriam feitas. O vereador também afirmou que encaminhou ao Ministério Público situação envolvendo o transporte irregular de trabalhadores contratados por uma das empresas que prestam serviços à Prefeitura e comentou as recentes investigações envolvendo o nome do ex-presidente Lula.

FESTEJOS – Paulinho de Odé (PT) comentou as homenagens a Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá no município. O vereador enfatizou que os festejos foram marcados pela união e o respeito aos diferentes credos. "O objetivo não é disputar espaço, mas agregar. Faço uma saudação aqui a todas as crenças", afirmou.

SAUDAÇÃO – O vereador Betinho do Cartório (PTB) aproveitou a primeira sessão ordinária de 2016 para desejar um ano produtivo na Câmara. Manifestou o desejo de que os vereadores continuem unidos na defesa dos interesses da população.