loader
Cidades Irmãs, Canoas e Florianópolis planejam intercâmbio entre estudantes da rede municipal

Cidades Irmãs, Canoas e Florianópolis planejam intercâmbio entre estudantes da rede municipal

Uma parceria entre Canoas e Florianópolis pretende implantar um programa de intercâmbio entre estudantes do Ensino Fundamental da rede pública. A iniciativa está prevista na Lei 5820, sancionada pelo prefeito Jairo Jorge em 21 de fevereiro de 2014, que declara Canoas e Florianópolis Cidades Irmãs. O presidente do Legislativo canoense, Paulo Ritter (PT), e o vereador José Carlos Patricio (PSD) estiveram na capital catarinense, acompanhados da secretária adjunta de Projetos Pedagógicos de Canoas, Érida do Amaral, para tratar do tema.

Os dois vereadores são os autores do projeto que deu origem à lei que declara Florianópolis e Canoas Cidades Irmãs, aprovado pela Câmara no ano de 2013. Para apresentar a lei e iniciar as tratativas com vistas à sua operacionalização, a comitiva canoense esteve reunida na útima quarta-feira (11) com o prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior, e com o secretário municipal de Educação, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz.

O programa de intercâmbio de escolas de verão busca oportunizar a troca de experiências aos estudantes das duas cidades. Os participantes viajariam acompanhados dos pais ou responsáveis e ficariam acomodados em escolas com a infraestrutura necessária. O programa também contemplaria os professores. As prefeituras arcariam com o transporte e disponibilizariam monitores para acompanhar as turmas.

O presidente da Câmara e a secretária adjunta de Educação de Canoas destacaram que a ideia é lançar, num primeiro momento, um projeto-piloto com um número pequeno de alunos e escolas e, após a primeira experiência, ampliar a iniciativa a mais participantes. Existem 44 escolas municipais de Ensino Fundamental em Canoas, e 36 em Florianópolis.

O prefeito catarinense elogiou a iniciativa. “Santa Catarina tem uma relação muito forte com o Rio Grande do Sul”, salientou. As semelhanças culturais entre os dois estados também foram citadas pela secretária adjunta de Canoas. Érida destacou o impacto que a experiência de participar de um intercâmbio terá na vida das crianças. No encontro, o secretário de Educação de Florianópolis sugeriu também que escolas dos dois municípios sejam declaradas irmãs para estreitar ainda mais os laços entre elas.

Visitação a escolas

A convite do secretário de Educação, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, a comitiva canoense visitou na quinta-feira (12) escolas de Florianópolis para conhecer um pouco do trabalho realizado na cidade. Um dos estabelecimentos visitados foi a Creche Municipal Hassis, inaugurada em março deste ano, considerada referência devido ao padrão internacional de sustentabilidade. A unidade, que atende 200 crianças em período integral, gera eletricidade própria por meio de energia solar captada com placas instaladas no telhado e realiza o aproveitamento de água da chuva.