Email: gabinete.gabinetecrismoraes@gmail.com

Gabinete: Rua Ipiranga, 123 – 2º andar / Sala 17 – Centro

Telefones: (51) 3462.4893 / 98960.7878

Facebook: facebook.com/crismoraescanoas

 

Cris Moraes, 39 anos, é casado e pai de um filho. Dedicado ao interesse coletivo e às causas sociais, principalmente aquelas ligadas ao animais e ao meio ambiente. Foi criado pela avó em uma família de 13 irmãos, na qual aprendeu, desde cedo, valores importantes como ética, caráter, honestidade e generosidade. Qualidades que leva até hoje consigo. Cris estudou sempre em escola pública e se formou professor pelo Instituto de Educação Dr. Carlos Chagas e, posteriormente, em Direito pela Uniritter.

Tendo como preocupação principal as ações sociais, iniciou na política em 1997, no Grêmio Estudantil da Escola Carlos Chagas, e sempre buscou conquistas ao coletivo em uma época marcada com importantes avanços políticos no Rio Grande do Sul. Em 2006, ajudou o Partido Verde a superar a Cláusula de Barreira e, percebendo a importância e a necessidade de participar ativamente dos movimentos políticos que resultam em progresso para a nação, filiou-se ao PV. Em 2012, contribuiu significativamente na construção do plano de governo para Canoas, com a proposta da criação da Coordenadoria de Bem-estar Animal e a implementação de uma política pública necessária e fundamental, que é a proteção dos animais.

Em 2013, inaugurou o primeiro Centro de Bem-estar Animal do Estado do Rio Grande do Sul, com 2 blocos cirúrgicos, consultório veterinário, pós-cirúrgico, sala de reuniões e espaço de convivência para os cães. No mesmo ano, foi nomeado como Secretário de Bem-estar Animal do município e mostrou muitos resultados positivos na construção de políticas públicas voltadas aos animais.

Durante o tempo em que foi gestor, o CBEA fez mais de 7.500 castrações, criou a cultura do atendimento para animais de rua, realizou em média 1.600 atendimentos por ano e fez mais de 600 adoções. Também, no mesmo período, foram resgatados aproximadamente 40 cavalos maltratados, que foram tratados e encaminhados para aposentadoria. No programa "Soltando o Bicho na Escola", atingiu mais de 3 mil alunos com a palestra Proteção, Direito e Bem-estar Animal.

Em 2016, criou, protocolou e buscou a aprovação da lei 6044/2016, que prevê o fim gradativo e irreversível da utilização de carroças no município de Canoas, tendo como base a lei que já vigora na Capital gaúcha. Iniciou no Centro de Bem-estar animal a parceria com o programa Parceiros Voluntários para trato com cães, gatos e cavalos do CBEA. Incentivou a realização de feiras de adoções, o fomento e a propagação da figura do cão comunitário, a promoção de brechós beneficentes para animais de rua e a cultura de cada vez mais as pessoas se importarem com os animais. Se colocou, acima de tudo, no cenário frente aos poderes do Judiciário, Legislativo e Executivo como política pública fundamental e mostrou o quão é necessária a maior atenção para a causa animal.

Segundo o vereador, seu lema para legislar e fazer cada vez mais pelos animais é: "Peço a Deus para me dar força para não desistir, sabedoria para decidir e humildade para servir".

 

Destaque CMC

Fique por dentro

Receba a Newsletter semanal da Câmara de Canoas!

  • Projetos em Destaque
  • Pauta das Sessões
  • Notícias da Câmara

Fale Conosco

Rua Ipiranga, 123 - Centro - CEP 92010-290
Canoas / RS
Telefone: (51) 3462-4800
Horário: segunda a quinta-feira, das 12h15min às 18h15min e sexta-feira, das 8h às 14h.