E-mail: gabinete.ode@gmail.com

Site: paulinhodeode.blogspot.com.br

Gabinete: Rua Ipiranga, 123 - 2º andar, sala 23

Telefones: (51) 3462-4827 / (51) 99882-2663

 

A história de Paulinho de Odé é resultado de seus compromissos com Canoas. Paulo Rogério Ambieda nasceu em 02/08/1971, no bairro Rio Branco, onde teve uma infância humilde, pois muito cedo começou a trabalhar vendendo doces pelas ruas de Canoas. Eram tempos difíceis, mas que com muita fé e trabalho foram superados. Desde a juventude começou sua luta pela moradia, atuando na João de Barro com o então Vereador Jairo Jorge, quando conquistaram o direito à moradia digna para as famílias da região, no ano de 1989. Foi assim, também, que construiu sua família, com a esposa Berenice e seus três filhos: Rogério, Paola e Paula.

Como líder comunitário, ajudou a organizar várias lutas, como a das famílias carentes na busca por alimentos com o Fome Zero, a das mulheres por Creches, e pela volta dos ônibus retirados da João de Barro. Além de conquistar a Terra da João de Barro, coordenou o projeto de construção de casas novas de alvenaria, que custariam R$ 12.000,00, por 5% deste preço. Há mais de 10 anos organiza o Natal da João de Barro, que começou pequeno na frente de sua casa e hoje reúne em torno de 2.000 pessoas unidas pelo sorriso das nossas crianças.

Como líder religioso, começou a luta pelos direitos humanos e pela liberdade religiosa, pois viu vários líderes religiosos afro-umbandistas serem impedidos de forma arbitrária de realizarem seus rituais. Assim, com o apoio de outras lideranças e entidades, passou a lutar pela organização dos religiosos de Canoas na luta por seus direitos. Em 2009, a convite do Prefeito Jairo Jorge, assumiu a Coordenadoria das Diversidades, que coordena as ações por direitos humanos para públicos que historicamente foram excluídos, promovendo ações afirmativas de combate ao preconceito e respeito às diferenças.

Em 2012, Paulinho de Odé concorreu pela segunda vez ao cargo de Vereador, conquistando o voto e a confiança de 2.708 pessoas, que acreditaram em um mandato que possa fazer diferença na vida da comunidade. Sua atuação parlamentar está pautada pela garantia dos direitos básicos sociais, plurais e individuais do ser humano, desenvolvendo um mandato com perfil mobilizador na sociedade, tanto para o encaminhamento de demandas quanto para a conscientização política do indivíduo, na luta contra qualquer tipo de preconceito e acreditando que só existe vitória se houver união.

Após conquistar a aprovação de diversos projetos de sua autoria que viraram Lei, como o Estatuto Municipal da Segurança Bancária e o Dia Municipal de Combate à Homofobia, da elaboração de diversos pedidos exitosos em relação à limpeza, à iluminação pública, às melhorias na infraestrutura e, especialmente, na regularização fundiária de lotes de ocupação, além de ter proposto diversas homenagens e distinções a grupos e personalidades que nunca haviam sido reconhecidos na cidade, Paulinho de Odé conquista a reeleição em 2016, com 3.364 votos, sendo um dos vereadores mais votados da cidade. Assim, ele segue sua trajetória com a missão de continuar lutando pelas suas pautas, causas e bandeira, com o compromisso de manter o legado das conquistas alcançadas nos últimos anos e fiscalizar os serviços públicos, além de mobilizar a população para participar do processo democrático sempre que for necessário.

Destaque CMC

Fique por dentro

Receba a Newsletter semanal da Câmara de Canoas!

  • Projetos em Destaque
  • Pauta das Sessões
  • Notícias da Câmara

Fale Conosco

Rua Ipiranga, 123 - Centro - CEP 92010-290
Canoas / RS
Telefone: (51) 3462-4800
Horário: segunda a quinta-feira, das 12h15min às 18h15min e sexta-feira, das 8h às 14h.