loader
Programa Canoas Sem Carroças é tema de Grande Expediente

Programa Canoas Sem Carroças é tema de Grande Expediente

Grande Expediente realizado pelo vereador Eric Douglas (PTB), nesta terça-feira (13/8), recebeu o coordenador do Canoas Sem Carroças, Alex Szekir. O programa tem o objetivo de coibir a exploração animal para o transporte de cargas e passageiros na cidade.

Em junho deste ano, a Prefeitura implementou a terceira e a quarta fase do Canoas Sem Carroça, cuja execução se dará em dez etapas. "A circulação das carroças já está proibida em 40% da cidade", afirmou o coordenador. Além do Centro e do bairro Marechal Rondon, a proibição da circulação de carroças também passou a abranger os bairros Igara, São José e São Luís.

O programa é uma política pública instituída pela Lei Municipal 6.164/2018, que prevê uma série de ações, não apenas a proibição da circulação dos VTA. As medidas abrangem o cadastramento social de carroceiros, adequação e qualificação da coleta seletiva de resíduos sólidos e a realização de blitzes de proteção animal, entre outras. Segundo Szekir, as blitzes, entre 2018 e 2019, resultaram na apreensão de 36 animais.

O Canoas Sem Carroças conta com o envolvimento de diversas secretarias municipais: Segurança Pública e Cidadania, através da Guarda Municipal, Meio Ambiente, Transportes e Mobilidade, Desenvolvimento Social e Serviços Urbanos. Também fazem parte a Fundação Municipal de Saúde e o Centro de Bem-Estar Animal, com apoio do Conselho Municipal de Bem-Estar Animal de Canoas.