loader
Secretário municipal da Cultura e do Turismo apresenta ações da pasta

Secretário municipal da Cultura e do Turismo apresenta ações da pasta

Cerca de 1,5 milhão de pessoas participaram de eventos e atividades artístico-culturais realizados pela Secretaria da Cultura e do Turismo (SMCT) nos dois primeiros anos da gestão do prefeito Luiz Carlos Busato. Todas as atividades com entrada gratuita e desenvolvidas em diferentes pontos da cidade. Os dados constam na prestação de contas apresentada na Câmara, na sessão de quinta-feira, 16, pelo secretário Mauri Grando.

A convite do vereador Eric Douglas (PTB), Grando apresentou as principais ações realizadas pela pasta nos anos de 2017 e 2018. Destacam-se eventos como a Festa do Trabalhador, Feira do Livro, Semana Farroupilha, Carnaval, Semana da Dança, Semana da Música, Canoas Jazz, Semana do Hip Hop e Semana da Capoeira. Também foram citadas atividades que contaram com o apoio da SMCT, entre elas o projeto Um piano na estrada, com o pianista Arthur Moreira Lima, e as feiras do livro dos bairros.

O secretário destacou o projeto de descentralização da cultura, com atividades realizadas nos diferentes equipamentos espalhados pela cidade, como a Biblioteca Municipal, Casa das Artes Villa Mimosa, Parque dos Rosa, Hangar Cultural e Praça CEU. “O objetivo é levar cultura a todos os quadrantes da cidade”, afirmou. Segundo ele, as atrações buscam fomentar, sobretudo, a cultura local, com a contratação de artistas canoenses.

Grando comentou a organização das políticas públicas e programas de incentivo à cultura e elencou as obras previstas, que incluem a construção do Centro de Eventos no Parque Eduardo Gomes e a reforma da Praça da Juventude. O secretário ressaltou que, apesar de todas as atividades realizadas nos dois primeiros anos, a SMCT registrou uma economia de R$ 6,8 milhões.

 

Foto: Aline Cruz/CMC