loader
Rua do Bairro Estância Velha recebe nome de Ney de Moura Calixto

Rua do Bairro Estância Velha recebe nome de Ney de Moura Calixto

Foto: Ney de Moura Calixto durante homenagem prestada pelo Legislativo canoense em 2015

Projeto de lei aprovado na sessão desta terça-feira, 19, denomina Rua Ney de Moura Calixto a Rua 6 do Loteamento Hércules, no bairro Estância Velha. A proposição (PL 60/18) é do presidente da Câmara, vereador Cezar Mossini (MDB).

Durante a votação, o parlamentar lembrou que o nome de Ney de Moura Calixto tinha sido dado à Rua A, no mesmo bairro, por meio de projeto de sua autoria que deu origem à Lei nº 6.183, de 02 de agosto de 2018. Entretanto, o logradouro já possuía denominação, conforme disposto na Lei nº 6.173, de 6 de junho de 2018, o que levou o parlamentar a protocolar uma nova proposição, apresentando outra rua a ser denominada e revogando a lei anterior.

Sobre o homenageado

Ex-vereador de Canoas, Ney de Moura Calixto, nasceu em 6 de junho de 1929, em Palmeira das Missões. Mudou-se para Canoas em 1946. Na condição de sargento da Aeronáutica, Calixto teve participação ativa no Movimento da Legalidade ao impedir que os aviões decolassem de Canoas para bombardear o Palácio Piratini. Eleito vereador no início da década de 1980, exerceu mandato durante dez anos, tendo presidido o Legislativo durante dois anos. Em 1993, assumiu como prefeito interino da cidade. Calixto faleceu em 2016.