loader
Milton Gonçalves Marques é agraciado com o Prêmio Tradicionalista João Palma da Silva 2018

Milton Gonçalves Marques é agraciado com o Prêmio Tradicionalista João Palma da Silva 2018

A Câmara Municipal promoveu a entrega do Prêmio Tradicionalista João Palma da Silva 2018, na noite desta terça-feira, 18, durante sessão ordinária realizada no Parque Eduardo Gomes, dentro da programação da 26ª Semana Farroupilha de Canoas. O homenageado desta edição foi o tradicionalista Milton Gonçalves Marques, conhecido como Tio Ito Marques.

Um dos precursores da implantação do jogo de truco cego na 12ª Região Tradicionalista (12ª RT), ministrando a escolinha de truco em várias entidades, Marques nasceu em Alegrete no dia 31 de janeiro de 1937. Na cidade natal, iniciou a sua participação no Movimento Tradicionalista Gaúcho. Mudou-se para Canoas, em 1958, intensificando no município o trabalho voltado à cultura e tradições gaúchas. Foi um dos fundadores do DTG Estância Gaúcha, que deu origem mais tarde ao CTG Estância Gaúcha, e diretor de Truco da 12ª RT, de 1995 a 1999 e de 2002 a 2003. Atualmente, é membro do Conselho de Ética da 12ª RT.

O prêmio foi entregue pelo presidente da Câmara, vereador Alexandre Gonçalves (PPS), juntamente com o chefe adjunto do Gabinete do Prefeito, Guido Bamberg, e do secretário municipal da Cultura e do Turismo, Mauri Grando. "Agradeço a deferência dada pelos vereadores e também à legião de truqueiros", afirmou o homenageado.

Na abertura da sessão, o vereador Cezar Mossini (MDB) falou em nome da Presidência do Legislativo. Também se manifestaram os vereadores Dario da Silveira (PDT) e Emilio Neto (PT). Os parlamentares destacaram, em suas falas, a importância do tradicionalismo para preservar e transmitir às futuras gerações a cultura e os costumes gaúchos.

Representando o Executivo, Guido Bamberg ressaltou que serão atendidos os pleitos das entidades tradicionalistas do município, como a cancha coberta. O governo está buscando a captação dos recursos, na ordem de R$ 7 milhões, junto ao governo federal. Caso não seja possível, a administração municipal deverá usar recursos próprios, segundo ele. Guido também citou a construção do Centro de Eventos dentro da área do Eduardo Gomes. Para a obra, o município conta com R$ 1,5 milhão já empenhado. Esse recurso é fruto de emenda parlamentar destinada por Busato no período em que era deputado federal.

A homenagem também foi acompanhada pelo vice-presidente do MTG, Martin Guterres Damasco, pelo presidente da Associação das Entidades Tradicionalistas de Canoas (AETC), Gilson Alves. Com a presença de representantes de diversas entidades tradicionalistas, a sessão contou com a apresentação da Invernada Mirim do Grupo de Artes Gaúchas (GAG) Piazitos do Sul e dos músicos Roberson Paquito e Geovane Nogueira, que interpretaram, respectivamente, os hinos do Rio Grande do Sul e de Canoas.

A premiação

O Prêmio Tradicionalista João Palma da Silva é realizado anualmente durante a Semana Farroupilha de Canoas e busca reconhecer personalidades que se destacam na divulgação e culto das tradições gaúchas. Em 2018, a premiação completa 20 anos. Na cerimônia, o presidente da Câmara lembrou o nome dos indicados desde a primeira edição e a importante contribuição dessas personalidades para a preservação e divulgação da cultura gaúcha.

Agraciados com o Prêmio Tradicionalista João Palma da Silva:

2017 - Alexandre Heida

2016 - Carmen Gianini Caldeira Damasco

2015 - Antonio Leocadio Moreira da Silva

2014 - Juliene Ramos da Silva

2013 - Jair Antônio Pinto de Souza

2012 - Maria de Lourdes Monteiro

2011 - Napoleão Gargioni

2010 - Jorge Ferreira Peixoto

2009 - Martim Guterres Damasco

2008 - Élio da Rosa Xavier (Porca Véia)

2007 - Paulo Roberto Dias de Vargas

2006 - Ivone Melânia Frare

2005 - Marcos Antônio Ronchetti

2004 - Carmo Francisco de Souza

2003 - Mário Monteiro

2002 - Olegar Fernandes Lopes

2001 - Mário Martins Canabarro

2000 - Firmo Faria dos Santos

1999 - João Palma da Silva (in memorian)