Uma moção de apoio à Proposta de Emenda à Constituição do Estado - PEC 270/2018, que propõe a língua espanhola como disciplina obrigatória nas escolas públicas de ensino fundamental e médio, foi aprovada pelos vereadores canoenses na sessão desta quinta-feira, 10. O documento, apresentado pelo vereador Ivo Fiorotti (PT) e aprovado por unanimidade, expressa o apoio da Câmara Municipal de Canoas à diversidade no ensino de línguas estrangeiras.

Na votação do requerimento, Fiorotti ressaltou que o ensino da língua espanhola já foi obrigatório, mas passou a ser facultativa, após mudanças realizadas na LDB em 2017. Destacou também que se trata da segunda língua mais utilizada na comunicação internacional. “Sabemos a importância do inglês como disciplina obrigatória, mas salientamos a necessidade de haver uma diversidade no ensino de línguas estrangeiras. O aprendizado da língua espanhola contribui para o desenvolvimento social e cultural da população”, diz a moção.

O texto lembra que o Brasil faz fronteira com sete países que têm o espanhol como língua oficial, sendo que o nosso Estado faz divisa com dois deles, o Uruguai e a Argentina. Acrescenta ainda que “dos dez países para os quais o Rio Grande do Sul mais exporta, quatro têm a língua espanhola como idioma oficial”.

 

Câmara Canoas

Fale Conosco

Rua Ipiranga, 123 - Centro - CEP 92010-290 - Canoas / RS
Telefone: (51) 3462-4800
Horário: segunda a quinta-feira, das 12h15min às 18h15min e sexta-feira, das 8h às 14h.
protocolo@camaracanoas.rs.gov.br
CNPJ: 89.768.535/0001-10