O debate sobre segurança, promovido pelo Legislativo canoense em diferentes locais da cidade, chegou na noite desta terça-feira, 8, ao bairro Marechal Rondon. A audiência pública, realizada no auditório do Colégio Ulbra Cristo Redentor, discutiu as principais preocupações da comunidade escolar.

O evento reuniu representantes da Brigada Militar, Guarda Municipal, do Corpo de Bombeiros e da Secretaria Municipal de Segurança e Cidadania, além de vereadores. Os participantes ouviram os questionamentos do público e relataram o que está sendo realizado no município no que diz respeito à segurança pública.

A abertura da audiência foi feita pela diretora do Cristo Redentor, Maria Karnopp, que apesentou algumas medidas adotadas para aumentar a segurança no entorno da escola, como a poda de árvores, melhor iluminação e instalação de câmeras. Citou ainda a instalação da câmera de monitoramento feita pela Prefeitura na Avenida Inconfidência.

O presidente da Câmara, vereador Alexandre Gonçalves (PPS), ressaltou que as audiências públicas sobre segurança terão continuidade. Os próximos eventos ocorrerão nos bairros São José e Olaria. "É importante que a população participe, apresente suas críticas e sugestões. Tudo será levado aos órgãos competentes para que sejam dadas as devidas soluções", salientou.

Representando os estudantes das turmas 41, 42 e 43, a aluna Mariana entregou um documento em que o grupo solicita uma série de providências sobre diferentes temas, incluindo segurança e meio ambiente. Alexandre afirmou que os parlamentares irão analisar o material para saber como a Câmara pode contribuir para resolver as demandas.

A secretária-adjunta de Segurança Pública, Flávia Colossi Frey, apresentou dados do primeiro quadrimestre do ano que apontam a queda nos indicadores de criminalidade no quadrante em que o bairro está localizado, citando uma redução de 26% no furto de veículos, 52% no roubo de veículos e 20% nos homicídios, na comparação com o mesmo período do ano passado.

A audiência também contou com a participação do tenente Márcio Panta, representando a 3ª companhia do 15º BPM; do secretário adjunto do Gabinete do Prefeito, Guido Bamberg; do inspetor da Guarda Municipal, Lisandro Carvalho, e do comandante do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Otávio Polita Filho. Também estiveram presentes os vereadores: Sargento Santana (PTB), presidente da Comissão de Segurança da Câmara; José Carlos Patricio (PSD), Gilson Oliveira (PP) e Linck (MDB). 

 

Crédito da foto: Carina Jung/CMC

Câmara Canoas

Fale Conosco

Rua Ipiranga, 123 - Centro - CEP 92010-290 - Canoas / RS
Telefone: (51) 3462-4800
Horário: segunda a quinta-feira, das 12h15min às 18h15min e sexta-feira, das 8h às 14h.
protocolo@camaracanoas.rs.gov.br
CNPJ: 89.768.535/0001-10