Na sessão desta quinta-feira, 12, uma homenagem promovida pelo vereador Juares Hoy (PTB) lembrou o centenário de nascimento do ex-prefeito Geraldo Gilberto Ludwig. Natural de Canoas, ele nasceu em 29 de março de 1918, na Vila Mimosa.

Juares lembrou, em seu pronunciamento, que Ludwig foi o primeiro prefeito nascido no município e que o lema de seu governo era “tornar Canoas mais humana”. Salientou que a história da família do ex-prefeito está diretamente ligada a da cidade. "Ele foi um dos homens que fizeram história em Canoas. Um canoense que lutou pela cidade", afirmou.

Em nome da família, Vera Ludwig, filha do ex-prefeito, agradeceu pela realização do Grande Expediente. Em sua fala, ela destacou a relação do pai com a cidade. “Ele deixou a marca de homem digno, com retidão de caráter e profundamente humano. Canoas era sua amada terra”, declarou.

Ludwig assumiu a Prefeitura em 23 de julho de 1973, nomeado pelo presidente da República Ernesto Geisel. Em sua lista de realizações estão a construção do esgoto pluvial do Bairro Niterói, a idealização e construção do Calçadão do Centro de Canoas, além da construção do Ginásio e a idealização do Centro Olímpico Municipal. Foi responsável pela desapropriação da área do Capão do Corvo, que pertencia aos irmãos lassalistas, e fez ali o primeiro Parque Municipal.

Junto ao governo federal, garantiu recursos para a obra de dois centros sociais urbanos, o da São José - São Luís e o da Mathias Velho. Também elevou o Mathias Velho à condição de bairro, pavimentou mais de 96 km de ruas, trouxe o “Projeto Habitacional Ildo Meneghetti-Guajuviras” para Canoas, asfaltou a Rua Liberdade e a estrada que ligava a cidade ao município de Cachoeirinha, além de criar o MACA. Construiu a sede do Corpo de Bombeiros na Avenida Santos Ferreira e alargou a Vitor Barreto. Patrono e primeiro presidente da APAE, ele foi ainda fundador do Rancho Crioulo junto com João Palma da Silva. Foi Patrono da Sociedade Castro Alves. Ludwig faleceu no dia 10 de março de 1999.

Câmara Canoas

Fale Conosco

Rua Ipiranga, 123 - Centro - CEP 92010-290 - Canoas / RS
Telefone: (51) 3462-4800
Horário: segunda a quinta-feira, das 12h15min às 18h15min e sexta-feira, das 8h às 14h.
protocolo@camaracanoas.rs.gov.br
CNPJ: 89.768.535/0001-10