loader
Sessões representativas de 17 e 24/1 - pronunciamentos

Sessões representativas de 17 e 24/1 - pronunciamentos

Confira os temas abordados nos pronunciamentos dos vereadores durante as reuniões da Comissão Representativa dos dias 17 e 24 de janeiro.  

 

Sessão representativa de 17/01

VIOLÊNCIA – O vereador Marcus Vinícius Machado - Quinho (PDT) abordou o problema da violência no Estado. Salientou que, apesar da diminuição nos índices de criminalidade, os crimes cometidos contra mulheres aumentaram. Comentou as campanhas de conscientização sobre a violência contra a mulher e mencionou que a bancada do PDT está elaborando projetos sobre o assunto.

POLÍTICA – A vereadora Maria Eunice (PT) desejou a todos um ano de muita luta e resultados. Destacou que o momento é de debater projetos políticos para o país e o Estado. A parlamentar também abordou o julgamento do ex-presidente Lula e o defendeu das acusações, lembrando algumas de suas realizações. O vereador Linck (PMDB) comentou a fala da vereadora Maria Eunice e criticou as manifestações a favor de Lula. Falou sobre a crise na economia e o nível do desemprego no país, apontando que os problemas estão relacionados ao desvio de dinheiro por parte dos governantes. O tema também foi abordado pelo vereador Aloisio Bamberg (PCdoB), que criticou, em seu pronunciamento, o presidente Michel Temer. Bamberg disse ainda que irá apresentar projeto, em conjunto com o vereador Patrício, para instituir em Canoas o programa "Adote uma área pública".

POLÍTICA II – Patricio falou sobre a corrupção no país e defendeu uma maior cobrança sobre os governantes. Segundo ele, a Câmara de Vereadores de Canoas é uma referência no que diz respeito à transparência e ao debate político. Canhoto (SD) questionou como vereadores podem defender os ex-presidentes e o atual, além de criticar a proposta da reforma da Previdência. Quinho ressaltou que Lula teve o amplo direito de defesa: "Temos que ter vergonha de defender o indefensável e o enriquecimento ilícito".

PARADA LIVRE – O vereador Cris Moraes (PV) destacou a importância da Parada Livre de Canoas e elogiou a realização do evento.

 

Sessão representativa de 24/01

LULA – Em sua fala, Juares Hoy (PTB) criticou Lula e as manifestações realizadas a favor do ex-presidente. O vereador elogiou os desembargadores do TRF-4 que participaram do julgamento. O vereador Linck (PMDB) se manifestou contra a candidatura de Lula à presidência em 2018 e comentou os desvios de dinheiro durante o governo do petista. Já o vereador Aloisio Bamberg (PCdoB) defendeu as manifestações a favor do ex-presidente e reiterou suas críticas a Michel Temer. Ivo Fiorotti (PT) também fez críticas ao presidente Temer e aos atos realizados desde o início de seu governo. O vereador Sargento Santana (PTB) se pronunciou sobre o julgamento e criticou os políticos corruptos. Em sua declaração, também pediu atenção para a segurança pública de Canoas, diante da carência de policiais e de equipamentos.