Policiais civis que integram o programa Papo de Responsa foram homenageados pela Câmara, nesta terça-feira (5/12), em Grande Expediente proposto pelo presidente da Casa, vereador Juares Hoy (PTB). A partir de um diálogo descontraído, a ação leva às escolas de Canoas a abordagem sobre prevenção às drogas, violência e o papel do policial na sociedade. A solicitação para a realização do Grande Expediente partiu da Diretoria da Juventude de Canoas.

Desenvolvido desde 2003 pela Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, o Papo de Responsa chegou ao Rio Grande do Sul em outubro de 2016, tendo como público-alvo adolescentes e jovens. Seu principal espaço de atuação é junto às escolas de ensino fundamental e médio, públicas e privadas, buscam discutir assuntos importantes em um bate-papo informal e descontraído com os alunos. Em sua fala, Juares exaltou a ação realizada na prevenção e na aproximação da Polícia com a comunidade escolar. "A sociedade canoense e gaúcha agradece", ressaltou.

As atividades são realizadas pelo Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (DECA) e pelo Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc). "Visa-se, sempre, o debate e a formação de ideias sobre o tema proposto, a prevenção ao uso de drogas, que está ligado, por consequência, ao tráfico dessas substâncias e a outras infrações penais", afirmou o diretor do Denarc, delegado Odival de Souza Soares. Ele salientou ainda que a Polícia Civil gaúcha, através da Divisão de Prevenção e Educação (DIPE), já realizava programas preventivos similares, especialmente o Projeto Anjos da Lei, instituído em março de 2011, em todo o Estado.

Em Canoas, foram visitadas 48 escolas municipais, estaduais e particulares neste primeiro ano de programa, ultrapassando 5 mil alunos atingidos. "Essa é uma homenagem mais do que justa por tudo o que prestaram ao município de Canoas neste ano. Esperamos que essa parceria se fortaleça ainda mais", destacou o diretor da Juventude, Maurício Loss.

Houve a entrega de placas comemorativas ao diretor do Denarc e às policiais: delegada Sônia Maria Dall’igna, inspetora Márcia Silva dos Santos, escrivã Débora Prestes Vernes, inspetora Priscila dos Santos Pairé, escrivã Thaiyana Faedrich Zanatto, escrivã Bruna Alves da Silva e escrivã Loren Kircher de Vasconcellos, que recebeu também a homenagem em nome da delegada Viviane Nery Viegas, que não estava presente. O presidente da Câmara prestou ainda homenagem, com a entrega de troféu, à diretora do Deca, delegada Adriana Costa, e ao presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Marco Peixoto, que acompanhou o Grande Expediente.

Também estiveram presentes, o secretário municipal de Segurança e Cidadania, delegado Ranolfo Vieira Júnior; o diretor do Departamento de Polícia Metropolitana, delegado Fábio Motta Lopes; o diretor da 2ª DPRM, Cristiano Alvarez; o delegado Pablo Queiroz Rocha, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente de Canoas – DPCA; a delegada do DECA Patricia Tolotti.

Câmara Canoas

Fale Conosco

Rua Ipiranga, 123 - Centro - CEP 92010-290 - Canoas / RS
Telefone: (51) 3462-4800
Horário: segunda a quinta-feira, das 12h15min às 18h15min e sexta-feira, das 8h às 14h.
sic@camaracanoas.rs.gov.br
CNPJ: 89.768.535/0001-10