As ações da Diretoria das Políticas Públicas para Igualdade Racial foram apresentadas no Legislativo, nesta quinta-feira (23/11), em Grande Expediente proposto pelo vereador Cris Moraes (PV). O espaço tratou também da Semana da Consciência e Cultura Negra de Canoas, que ocorre de 20 a 25 de novembro.

A diretora das Políticas de Igualdade Racial, Joana Tavares, comentou as principais atividades desenvolvidas nos primeiros meses de governo. Ela frisou que o trabalho envolve não apenas integrantes do movimento negro, mas representantes das diversas etnias. Entre os eventos realizados, destacam-se: Fórum Municipal de Igualdade Racial, Mostra Somos Todos Iguais, Dia da Mulher Negra, Dia do Folclore, Conferência Municipal de Igualdade Racial e a Semana da Consciência e Cultura Negra. "Nossa intenção é trabalhar principalmente nas escolas. Para o ano que vem, temos um projeto de qualificação dos professores para que a igualdade racial seja abordada durante todo o ano”, afirmou Joana.

Os avanços alcançados pela população negra, em âmbito nacional e municipal, foram abordados pelo ex-vereador Sidiclei Mancy. Em seu pronunciamento, ele ressaltou, porém, que ainda há muito o que avançar, citando como exemplo o Estatuto da Igualdade Racial. "A lei permanece ainda no papel. Tivemos avanços, mas estacionamos", avaliou.

O Grande Expediente reuniu também o secretário adjunto de Integração Institucional, Mateus Bolsoni; o chefe de unidade da Diretoria, José Roberto Canabarro Lima; as assessoras da Diretoria, Marli Terezinha da Rosa e Carla Toral; o representante do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (Codene), Celso Procópio; o especialista em Políticas de Promoção de Igualdade Racial, Sérgio Nunes.

 

Câmara Canoas

Fale Conosco

Rua Ipiranga, 123 - Centro - CEP 92010-290 - Canoas / RS
Telefone: (51) 3462-4800
Horário: segunda a quinta-feira, das 12h15min às 18h15min e sexta-feira, das 8h às 14h.
sic@camaracanoas.rs.gov.br
CNPJ: 89.768.535/0001-10