loader
Ações da Diretoria das Políticas Públicas para Igualdade Racial são apresentadas

Ações da Diretoria das Políticas Públicas para Igualdade Racial são apresentadas

As ações da Diretoria das Políticas Públicas para Igualdade Racial foram apresentadas no Legislativo, nesta quinta-feira (23/11), em Grande Expediente proposto pelo vereador Cris Moraes (PV). O espaço tratou também da Semana da Consciência e Cultura Negra de Canoas, que ocorre de 20 a 25 de novembro.

A diretora das Políticas de Igualdade Racial, Joana Tavares, comentou as principais atividades desenvolvidas nos primeiros meses de governo. Ela frisou que o trabalho envolve não apenas integrantes do movimento negro, mas representantes das diversas etnias. Entre os eventos realizados, destacam-se: Fórum Municipal de Igualdade Racial, Mostra Somos Todos Iguais, Dia da Mulher Negra, Dia do Folclore, Conferência Municipal de Igualdade Racial e a Semana da Consciência e Cultura Negra. "Nossa intenção é trabalhar principalmente nas escolas. Para o ano que vem, temos um projeto de qualificação dos professores para que a igualdade racial seja abordada durante todo o ano”, afirmou Joana.

Os avanços alcançados pela população negra, em âmbito nacional e municipal, foram abordados pelo ex-vereador Sidiclei Mancy. Em seu pronunciamento, ele ressaltou, porém, que ainda há muito o que avançar, citando como exemplo o Estatuto da Igualdade Racial. "A lei permanece ainda no papel. Tivemos avanços, mas estacionamos", avaliou.

O Grande Expediente reuniu também o secretário adjunto de Integração Institucional, Mateus Bolsoni; o chefe de unidade da Diretoria, José Roberto Canabarro Lima; as assessoras da Diretoria, Marli Terezinha da Rosa e Carla Toral; o representante do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (Codene), Celso Procópio; o especialista em Políticas de Promoção de Igualdade Racial, Sérgio Nunes.