Grande Expediente realizado na última quarta-feira (1º/11) lembrou a passagem do bicentenário do líder religioso Bahá’u’lláh, fundador da Fé Bahá’í. O espaço foi proposto pelo vereador Dario da Silveira (PDT). Com cerca de 7 milhões de seguidores espalhados em 188 países e territórios, a religião é baseada nos princípios da igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres, na harmonia entra a ciência e a religião e na existência de um único Deus.

Dario ressaltou que a data possibilita que as pessoas em geral possam conhecer não apenas a vida e os aspectos históricos, mas os ensinamentos trazidos por Bahá’u’lláh. O parlamentar afirmou que as comunidades realizam ações para a eliminação dos extremos de riqueza e pobreza, pela unidade das religiões e pela paz universal.

A homenagem foi recebida por Lucas Umpierre Conter, representante da comunidade bahá’í. Segundo ele, os seguidores da doutrina têm atuado nas bases de suas comunidades, com foco, sobretudo, na educação de crianças e jovens para que se tornem cidadãos com valores. “Os ensinamentos de Bahá’u’lláh trazem luz e muita esperança para a humanidade”, salientou.

Mirzá Husayn Ali, posteriormente conhecido pelo pseudônimo de Bahá’u’lláh, que significa “A glória de Deus”, nasceu em 12 de novembro de 1817, em Teerã, capital do Império Persa. Filho de um proeminente Ministro do Xá, descendia de linhagem nobre. A partir de 1844, sua vida sofre uma mudança profunda ao aderir ao movimento Babí, tornando-se uma das principais forças libertárias de seu país. Em 1853, proclama publicamente em Bagdá ser um novo manifestante de Deus, incumbido de levar uma nova mensagem à humanidade, em sucessão àquelas trazidas por Abraão, Moisés, Jesus Cristo, Muhammad e Báb. Durante um longo exílio, que chega a durar quase 40 anos, produz mais de uma centena de obras, na forma de epístolas, odes, ensaios, preces e meditações. Faleceu no dia 29 de maio de 1892.

No Brasil, a Fé Bahá’í chegou em 1921, contabilizando hoje milhares de seguidores em todas as regiões do país. As atividades de capacitação continuada são abertas ao público em geral, com foco no desenvolvimento de características espirituais que tragam benefícios para o bem-estar social e econômico dos municípios em que vivem. 

Câmara Canoas

Fale Conosco

Rua Ipiranga, 123 - Centro - CEP 92010-290 - Canoas / RS
Telefone: (51) 3462-4800
Horário: segunda a quinta-feira, das 12h15min às 18h15min e sexta-feira, das 8h às 14h.
sic@camaracanoas.rs.gov.br
CNPJ: 89.768.535/0001-10