A Câmara prestou homenagem, nesta terça-feira (10/10), ao casal Benedito Domiciano Ribeiro e Benedita Paula Ribeiro, em reconhecimento aos anos de dedicação à frente da Associação de Moradores da Vila João de Barro. O Grande Expediente foi proposto pelo vereador Emilio Neto (PT).

Benedito é natural de São Paulo, enquanto a esposa nasceu no Paraná. Pais de oito filhos, chegaram ao Rio Grande do Sul em 1980, tendo morado em Guaíba e em Porto Alegre até se mudarem para Canoas, no início da década de 1990, para o local conhecido inicialmente como Granja, atual João de Barro. Diante das condições precárias do local, fundaram, juntamente com Itamar de Mattos Maia, a Associação de Moradores.

Durante muitos anos militaram para atender as necessidades básicas dos moradores, uma vez que não havia água, luz e nem ruas definidas. Junto ao poder público, Benedito, que trabalhava como vigilante noturno, pleiteou as melhorias necessárias. Após o falecimento de Itamar, passou de vice à presidente da associação. Uma de suas últimas conquistas foi conseguir uma linha de ônibus João de Bairro/Centro e a linha de integração que leva os moradores até o trem. "A história de vida de Benedito é uma história de vitórias. Ele e a esposa hoje colhem os frutos do que plantaram, por serem honestos e trabalhadores e por valorizarem a família. O caminho traçado por eles deixou um exemplo a ser seguido", enfatizou Emilio Neto.

Ao lembrar da história e das dificuldades encontradas pelos primeiros moradores, Benedito comentou a luta que ajudou a transformar a antiga vila na estrutura constituída atualmente. Benedita também agradeceu o reconhecimento prestado pela Câmara. "Foram muitas lutas e, graças a Deus, vencemos todas", afirmou.

Câmara Canoas

Fale Conosco

Rua Ipiranga, 123 - Centro - CEP 92010-290 - Canoas / RS
Telefone: (51) 3462-4800
Horário: segunda a quinta-feira, das 12h15min às 18h15min e sexta-feira, das 8h às 14h.
sic@camaracanoas.rs.gov.br
CNPJ: 89.768.535/0001-10