Em sessão realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Doutor Nelson Paim Terra, no bairro Rio Branco, na tarde desta quinta-feira (5/10), o ex-vereador Luiz Carlos de Vargas Marques, o Butiá, foi agraciado com o título de Cidadão Canoense. A homenagem foi proposta pelo líder da bancada do PMDB na Câmara, vereador Cezar Mossini.

Ex-presidente do Legislativo canoense e vereador por cinco mandatos, Butiá nasceu em 29 de setembro de 1948, na cidade de Rosário do Sul, residindo em Canoas, no bairro Rio Branco, há mais de 52 anos. Foi eleito pela primeira vez em 1977, tendo concorrido pela Arena. Foi reeleito pelo PDS em 1983, permanecendo até 1988. O terceiro mandato se deu no período de 1989 a 1992, representando o PDT. Foi vereador pelo PTB, de 1997 a 2000, sendo eleito pela quinta vez, agora pelo PMDB, em 2001. Presidiu o Legislativo de 2003 a 2004 e, durante o governo de Marcos Ronchetti, em 2004, assumiu como prefeito interino da cidade.

O vereador Mossini destacou a contribuição de Butiá à sociedade canoense e a sua carreira pública marcada pelo profissionalismo. "Com a sua atitude e humildade, Butiá conquistou vários mandatos e a gratidão e simpatia da população canoense", salientou.

Em seu pronunciamento, Butiá falou da emoção de ser agraciado com o título de Cidadão Canoense, especialmente pelo fato de a cerimônia ocorrer junto à comunidade do bairro Rio Branco. "É uma alegria estar aqui na minha comunidade, com a minha família e com tantas pessoas que me apoiaram nessa caminhada", afirmou.

Prefeitura Mais Perto

A realização da sessão ordinária nas dependências da Nelson Paim Terra integrou a programação da terceira edição do programa Prefeitura Mais Perto. Até sábado, a escola concentra uma série de serviços públicos e atividades culturais, sociais e esportivas.

O presidente da Câmara, vereador Juares Hoy (PTB), ressaltou a importância do programa para a população e o fato de as ações ocorrerem dentro de escolas, prestigiando a educação e os professores. “Professor não é uma profissão, mas sim um sacerdócio”, ponderou. A iniciativa também foi elogiada pelos parlamentares que se manifestaram no espaço dedicado às Comunicações de Lideranças. Falaram em nome de suas Bancadas, os vereadores Marcus Vinícius Machado - Quinho (PDT), Maria Eunice (PT), Gilson Oliveira (PP), Aloisio Bamberg (PCdoB), Sargento Santana (PTB) e Canhoto (SD).

A diretora da Nelson Paim Terra, Eliane de Ávila Ziegler, comentou que há muito tempo a comunidade escolar aguardava as melhorias que estão acontecendo na escola durante o Prefeitura Mais Perto. Serão realizadas ações de pintura do prédio, reparo de muros, renovação da fiação elétrica, reparo nos telhados, troca de luminárias e das portas e automatização dos portões. Haverá ainda instalações de ventiladores e de tela e alambrado no entorno da quadra de esportes, reforma da pracinha, construção de um depósito de alimentos e da cobertura do pátio e a revitalização do pátio e da calçada externa. A instituição atende 830 alunos.

A sessão contou com a presença do prefeito Luiz Carlos Busato e de secretários municipais, entre eles o de Relações Institucionais, Airton Souza, e o de Educação, José de Jesus D’ávila. Busato comemorou os resultados alcançados pelo programa e afirmou que a terceira edição já soma cerca de 4 mil atendimentos, devendo superar as duas anteriores, realizadas nos bairros Mathias Velho e Guajuviras. Segundo ele, uma escola de educação infantil do bairro Rio Branco também será escolhida para receber intervenções da administração municipal. 

Câmara Canoas

Fale Conosco

Rua Ipiranga, 123 - Centro - CEP 92010-290 - Canoas / RS
Telefone: (51) 3462-4800
Horário: segunda a quinta-feira, das 12h15min às 18h15min e sexta-feira, das 8h às 14h.
sic@camaracanoas.rs.gov.br
CNPJ: 89.768.535/0001-10